Deuteronômio 32:34-52
34 Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros?
35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
36 Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,
38 De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.
39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
42 Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
43 Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
44 E veio Moisés, e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.
45 E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
46 Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
47 Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
48 Depois falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo:
49 Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
50 E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.
51 Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.
52 Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel.
Deuteronômio 32:34-52
As linhas finais da canção de Moisés lembram que Deus é soberano, que ele é o mesmo e, conseqüentemente, tem a última palavra. Qual é a última palavra? Vingança para os Seus inimigos que permaneceram impunes por muito tempo, mas também perdão para o Seu povo com quem as nações se alegrarão no milênio (v. 43).
Moisés encerra este ensino com uma exortação final à obediência: “Aplicai o coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós… Porque esta palavra… é a vossa vida” (vv. 46-47; Isaías 55:3; Provérbios 4:13; 7:2). Muitos jovens pensam que, para “viver a própria vida”, devem livrar-se de toda e qualquer forma de orientação e, acima de tudo, da orientação que vem de Deus. Esses versículos afirmam, e nossa experiência confirma, que carregar o fardo do Senhor é na verdade ter o melhor que a essa vida pode proporcionar.
As instruções de Moisés chegaram ao fim. Como um verdadeiro mediador, ele falou do povo a Deus e de Deus ao povo. Agora ele deixará Israel. Hebreus 13:7 exorta-nos a lembrar dos líderes fiéis que pregaram a Palavra de Deus. Muitos deles já não estão mais aqui. Contudo, o autor da epístola acrescenta: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (compare com o v. 39).
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário