terça-feira, 17 de agosto de 2010

Levítico 19:26-37 e 20:22-27

Levítico 19:26-37

26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis.
27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
28 Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
29 Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade.
30 Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o Senhor.
31 Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.
33 E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis.
34 Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.
35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.
36 Balanças justas, pesos justos, efa justo, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.
37 Por isso guardareis todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor.


Levítico 20:22-27

22 Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela.
23 E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.
24 E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos.
25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
26 E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.
27 Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.


Levítico 19:26-37 e 20:22-27
Essa seção do livro, que abrange os capítulos 19 e 20, inicia e termina com a mesma e notável advertência: que Israel deveria ser o povo santo de um Deus santo. E praticamente cada um dos mandamentos desses capítulos termina com o lembrete “Eu sou o SENHOR vosso Deus”. Quanto mais hoje, os que são da família de Deus, deveriam reproduzir a santidade do “Pai santo”, de quem eles são filhos (João 17:11). Pedro cita o versículo 2 do capítulo 19, acrescentando-lhe as seguintes palavras: “Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos” (1 Pedro 1:15-16). Aqui não se lê apenas “porque eu sou santo”, mas “como”. Que padrão nos está proposto!

O versículo 32 chama nossa atenção quanto ao respeito devido aos idosos, um assunto do qual um jovem cristão jamais deveria descuidar. Nosso cristianismo tem de ser evidente em todos os nossos comportamentos; não apenas em nossa abstinência dos horríveis pecados que Deus é obrigado a denunciar em Sua Palavra, mas nos milhares de detalhes da vida cotidiana em que nos é requerido exercer o amor e a justiça prática (vv. 34-36). Jamais esqueçamos que a reputação do bom nome de Cristo é colocada sobre nós (Tiago 2:7), de modo que nossa conduta tanto pode honrar ou desonrar esse precioso nome!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário