1 Samuel 22:11-23
11 Então o rei mandou chamar a Aimeleque, sacerdote, filho de Aitube, e a toda a casa de seu pai, os sacerdotes que estavam em Nobe; e todos eles vieram ao rei.
12 E disse Saul: Ouve, peço-te, filho de Aitube. E ele disse: Eis-me aqui, senhor meu.
13 Então lhe disse Saul: Por que conspirastes contra mim, tu e o filho de Jessé? Pois deste-lhe pão e espada, e consultaste por ele a Deus, para que se levantasse contra mim a armar-me ciladas, como se vê neste dia?
14 E respondeu Aimeleque ao rei e disse: E quem, entre todos os teus criados, há tão fiel como Davi, o genro do rei, pronto na sua obediência, e honrado na tua casa?
15 Comecei, porventura, hoje a consultar por ele a Deus? Longe de mim tal! Não impute o rei coisa nenhuma a seu servo, nem a toda a casa de meu pai, pois o teu servo não soube nada de tudo isso, nem muito nem pouco.
16 Porém o rei disse: Aimeleque, morrerás certamente, tu e toda a casa de teu pai,
17 E disse o rei aos da sua guarda que estavam com ele: Virai-vos, e matai os sacerdotes do Senhor, porque também a sua mão é com Davi, e porque souberam que fugiu e não mo fizeram saber. Porém os criados do rei não quiseram estender as suas mãos para arremeter contra os sacerdotes do Senhor.
18 Então disse o rei a Doegue: Vira-te, e arremete contra os sacerdotes. Então se virou Doegue, o edomeu, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho.
19 Também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada, desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada.
20 Porém escapou um dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, cujo nome era Abiatar, o qual fugiu para Davi.
21 E Abiatar anunciou a Davi que Saul tinha matado os sacerdotes do Senhor.
22 Então Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu naquele dia que, estando ali Doegue, o edomeu, não deixaria de o denunciar a Saul; eu dei ocasião contra todas as almas da casa de teu pai.
23 Fica comigo, não temas, porque quem procurar a minha morte também procurará a tua, pois estarás salvo comigo.
1 Samuel 22:11-23
Enquanto Davi, o futuro rei, está fugindo e peregrinando com seu fiel “séquito”, Saul maquina planos sinistros contra ele. Ao mesmo tempo, o ciúme do rei o leva a assassinar os sacerdotes do Senhor. E o que não fez com Amaleque, um cruel inimigo do povo, Saul não pensou duas vezes para fazer com a cidade de Nobe. Todos e tudo foram passados ao fio da espada. Para executar sua vingança, Saul usou um traidor, o edomita Doegue, terrível figura do Anticristo que no futuro se levantará contra tudo o que se chama Deus e contra Israel (ver Salmo 52:1).
Consideremos agora, por outro lado, uma figura cheia de graça – a reunião de Abiatar ao ungido do Senhor. “Fica comigo, não temas”, Davi o aconselha. “Porque quem procura a minha morte procura também a tua; estarás a salvo comigo”. Jesus lembrou aos Seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim” (João 15:18, 20). É a perseguição e o ódio do mundo que lhe causa temor? Então escute uma preciosa e infalível promessa como se viesse dos próprios lábios de nosso Senhor: “Estarás a salvo comigo” (v. 23) ou, em outras palavras, “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço… e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:27-28).
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário