domingo, 21 de junho de 2009

1 Samuel 23:1-13

1 Samuel 23:1-13

1 E FOI anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila, e saqueiam as eiras.
2 E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu, e ferirei a estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás aos filisteus, e livrarás a Queila.
3 Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus.
4 Então Davi tornou a consultar ao Senhor, e o Senhor lhe respondeu, e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão.
5 Então Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila.
6 E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão.
7 E foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila, e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos, pois está encerrado, entrando numa cidade de portas e ferrolhos.
8 Então Saul mandou chamar a todo o povo à peleja, para que descessem a Queila, para cercar a Davi e os seus homens.
9 Sabendo, pois, Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode.
10 E disse Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim.
11 Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! Senhor Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o Senhor: Descerá.
12 Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o Senhor: Entregarão.
13 Então Davi se levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila, e foram-se aonde puderam; e sendo anunciado a Saul, que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele.

1 Samuel 23:1-13

Quando Davi soube do ataque filisteu a Queila, ele poderia ter dito: “Defender o país é problema de Saul”. Mas não o fez! Apesar do risco, esse homem que havia libertado suas ovelhas da boca do leão e do urso avança para ajudar a cidade em perigo. Dessa forma, Davi age como um verdadeiro rei. E antes de tudo ele não se esqueceu de perguntar o que Deus pensava sobre isso (v. 2). Façamos o mesmo, mesmo quando estivermos diante de algo que parece bom para nós. Isso é o que se chama dependência!

Os homens de Davi estavam muito temerosos. Eles nos fazem lembrar dos discípulos do Senhor que “se admiravam e o seguiam tomados de apreensões” (Marcos 10:32).

Para encorajar seus homens, Davi mais uma vez perguntou ao Senhor, que lhe deu a mesma resposta. E a vitória foi conquistada. Mas infelizmente Davi sabia que o povo a quem ele libertara era capaz de entregá-lo nas mãos de Saul sem a menor hesitação. Ele não confiava naquelas pessoas. Não aconteceu a mesma coisa com o Senhor? Ele veio para libertar Seu povo; contudo “o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (João 2:24-25).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário