terça-feira, 22 de dezembro de 2009

2 Crônicas 2:11-18

2 Crônicas 2:11-18

11 E Hirão, rei de Tiro, respondeu por escrito que enviou a Salomão, dizendo: Porque o Senhor tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei.
12 Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino.
13 Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão meu pai,
14 Filho de uma mulher das filhas de Dã, e cujo pai foi homem de Tiro; este sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em púrpura, em azul, e em linho fino, e em carmezim, e é hábil para toda a obra do buril, e para toda a espécie de invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus peritos, e os peritos de Davi, meu senhor, teu pai.
15 Agora, pois, meu senhor, mande para os seus servos o trigo, a cevada, o azeite e o vinho, de que falou;
16 E nós cortaremos tanta madeira no Líbano, quanta houveres mister, e ta traremos em jangadas pelo mar até Jope, e tu a farás subir a Jerusalém.
17 E Salomão contou todos os homens estrangeiros, que havia na terra de Israel, conforme o censo com que os contara Davi seu pai; e acharam-se cento e cinqüenta e três mil e seiscentos.
18 E designou deles setenta mil carregadores, e oitenta mil cortadores na montanha; como também três mil e seiscentos inspetores, para fazerem trabalhar o povo.


2 Crônicas2:11-18
Aprendemos ao estudar o Livro dos Reis que Hirão, o mais talentoso trabalhador daquele grupo, era uma figura do Espírito Santo. Era sob a sua brilhante orientação que os artífices designados por Davi realizariam o trabalho. Da mesma maneira, o crente será útil tão-somente se for guiado pelo Espírito de Deus. Veja como no livro de Atos o Espírito transmite as ordens do Senhor aos apóstolos: 1:2; 8:29; 13:2-4, entre outros. Ele freqüentemente nos diz “Não faça isso, ou não vá para aquele lugar”, como fazia com Paulo e seus companheiros (Atos 16:6-7).

No total 153.600 homens estavam separados para realizar a obra. Alguns eram carregadores, outros cortadores de pedras, outros capatazes. Três formas de atividades cristãs estão sugeridas aqui: 1) Carregar fardos em oração. Isto vem antes de qualquer outra coisa. 2) Remover as pedras vivas da pedreira do mundo e trabalhar com elas: esta é a obra de evangelistas e de outros ministros. 3) Estar atento à obra e aos obreiros.

Um ponto digno de nota: a força de trabalho era composta de cananeus, estrangeiros que no passado eram inimigos, mas agora, durante o reinado do rei de paz, se tornaram servos úteis a Israel.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário