quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1 Coríntios 16:13

Quarta-feira 31 Agosto

Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos

(1 Coríntios 16:13).

“VARONILMENTE”
Conta-se que uma mãe piedosa preparava comida para alguns pobres. Então encarregava seus filhos de levar os alimentos à casa dos necessitados. Com freqüência, os companheiros de brincadeira dessas crianças zombavam delas, pois consideravam que “homens de verdade” tinham coisas mais importantes a fazer.

A mãe dos meninos tinha uma opinião muito diferente. Para ela, comportar-se “varonilmente” não consistia em realizar atos heróicos que podiam ser aplaudidos, mas em suportar a zombaria alheia sem amargura.

Isso nos permite entender o que o apóstolo Paulo queria dizer quando, inspirado pelo Espírito Santo, exortava aos coríntios a se portarem “varonilmente”. Portanto, sejamos nós também vigilantes e perseverantes na manifestação de nossa fé.

Essa virtude é indispensável para cada crente, especialmente hoje quando aumenta o desprezo por tudo o que é divino. Temos de ter a coragem de fazer o que glorifica a Deus, ainda que isso pareça ridículo e as pessoas zombem.

Não esqueçamos do exemplo de nosso Senhor, “autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta” (Hebreus 12:2). “Haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que… esvaziou-se a si mesmo… humilhou-se a si mesmo” (Filipenses 2:5-8).

Chegará o momento em que o próprio Deus calará os blasfemadores que procuram nos atingir. Porém, até lá, temos de nos portar “varonilmente” e suportar as zombarias da mesma maneira como o Senhor Jesus, “O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente” (1 Pedro 2:23).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário