domingo, 26 de julho de 2009

2 Samuel 16:5-19

2 Samuel 16:5-19

5 E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera, e, saindo, ia amaldiçoando.
6 E atirava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda.
7 E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial.
8 O Senhor te deu agora a paga de todo o sangue da casa de Saul, em cujo lugar tens reinado; já deu o Senhor o reino na mão de Absalão teu filho; e eis-te agora na tua desgraça, porque és um homem de sangue.
9 Então disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça.
10 Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora deixai-o amaldiçoar; pois o Senhor lhe disse: Amaldiçoa a Davi; quem pois diria: Por que assim fizeste?
11 Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura a minha morte; quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o, que amaldiçoe; porque o Senhor lho disse.
12 Porventura o Senhor olhará para a minha miséria; e o Senhor me pagará com bem a sua maldição deste dia.
13 Prosseguiram, pois, o seu caminho, Davi e os seus homens; e também Simei ia ao longo do monte, defronte dele, caminhando e amaldiçoando, e atirava pedras contra ele, e levantava poeira.
14 E o rei e todo o povo que ia com ele chegaram cansados, e refrescaram-se ali.
15 Absalão, pois, e todo o povo, os homens de Israel, vieram a Jerusalém; e Aitofel com ele.
16 E sucedeu que, chegando Husai, o arquita, amigo de Davi, a Absalão, disse Husai a Absalão: Viva o rei, viva o rei!
17 Porém Absalão disse a Husai: É esta a tua beneficência para com o teu amigo? Por que não foste com o teu amigo?
18 E disse Husai a Absalão: Não, porém daquele que eleger o Senhor, e todo este povo, e todos os homens de Israel, dele serei e com ele ficarei.
19 E, demais disto, a quem serviria eu? Porventura não seria diante de seu filho? Como servi diante de teu pai, assim serei diante de ti.


2 Samuel 16:5-19

Enquanto Davi está seguindo seu caminho de dor e rejeição, um benjamita chamado Simei aproveita covardemente a situação para jogar pedras nele e o insultar. Contra o Senhor Jesus não havia somente um acusador, mas uma matilha inteira de “cães” (Salmo 22:16) que se reuniu em torno da cruz e se aproveitou de Sua humilhação para dEle zombar. Jesus não apenas não revidou, mas Se voltou mais uma vez para Seu Deus (Salmo 22:9). E, em uma escala menor, foi o que Davi fez quando enfrentou essas injustas acusações. Ele clamou Àquele que conhecia a verdade (Salmo 7:1-4). Além disso, ele recebeu essa nova provação como vinda das mãos divinas e aceitou a maldição como algo que Deus julgava necessário. Davi repreendeu Abisai, cujo intenso desejo por vingança se tornara evidente (v. 9 e 1 Samuel 26:8). Foi assim também que nosso Salvador agiu quando, no mesmo jardim, disse a Pedro: “Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?” (João 18:11).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário