domingo, 21 de novembro de 2010

Deuteronômio 9:18-29

Deuteronômio 9:18-29

18 E me lancei perante o Senhor, como antes, quarenta dias, e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
19 Porque temi por causa da ira e do furor, com que o Senhor tanto estava irado contra vós para vos destruir; porém ainda por esta vez o Senhor me ouviu.
20 Também o Senhor se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei por Arão ao mesmo tempo.
21 Porém eu tomei o vosso pecado, o bezerro que tínheis feito, e o queimei a fogo, e o pisei, moendo-o bem, até que se desfez em pó; e o seu pó lancei no ribeiro que descia do monte.
22 Também em Taberá, e em Massá, e em Quibrote-Hataavá provocastes muito a ira do Senhor.
23 Quando também o Senhor vos enviou de Cades-Barnéia, dizendo: Subi, e possuí a terra, que vos tenho dado: rebeldes fostes ao mandado do Senhor vosso Deus, e não o crestes, e não obedecestes à sua voz.
24 Rebeldes fostes contra o Senhor desde o dia em que vos conheci.
25 E prostrei-me perante o Senhor; aqueles quarenta dias e quarenta noites estive prostrado, porquanto o Senhor dissera que vos queria destruir.
26 E orei ao Senhor, dizendo: Senhor Deus, não destruas o teu povo e a tua herança, que resgataste com a tua grandeza, que tiraste do Egito com mão forte.
27 Lembra-te dos teus servos, Abraão, Isaque, e Jacó. Não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua impiedade, nem para o seu pecado;
28 Para que o povo da terra donde nos tiraste não diga: Porquanto o Senhor não os pode introduzir na terra de que lhes tinha falado, e porque os odiava, os tirou para matá-los no deserto;
29 Todavia são eles o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o teu braço estendido.


Deuteronômio 9:18-29
Tendo sido ordenado a não esquecer as transgressões do passado, Israel podia associar a esta outra lembrança: a do fiel advogado que representa o povo na montanha. Moisés é mencionado especialmente no Salmo 99:6 entre os que invocavam o Senhor e clamavam a Ele. Que ferventes súplicas ele deve ter elevado a Deus pelo povo e também por Arão, seu irmão! Eis aqui dois importantíssimos tópicos de oração para nós: por um lado a assembléia, por outro os membros de nossa família. E o Salmo 99 confirma a eficácia da oração de fé: “Tu lhes respondeste… foste para eles Deus perdoador” (v. 8; Tiago 5:16). Regozijemos no fato de que Arão também é mencionado neste salmo. Ele não somente teve seu pecado perdoado, mas se tornou um intercessor (Números 16:47). Somos capazes de ajudar os outros quando pagamos caro para aprender uma lição. Isso aconteceu a Pedro. Quando o Senhor declarou que havia orado por ele, acrescentou: “Quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lucas 22:32).

Que alegria, queridos amigos cristãos, podermos contar com a presença de um divino Intercessor no céu falando ao Pai a favor de cada um de nós!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário