sábado, 2 de janeiro de 2010

Efésios 2.1-10

Efésios 2.1-10

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, --pela graça sois salvos,
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:1-10

Em poucas palavras, os vv. 1 a 3 descrevem a nossa trágica condição de outrora. Como "filhos de ira", andávamos segundo o mundo, segundo o seu príncipe e de acordo com os nossos culpáveis desejos. Mas Deus interveio (v. 4). Seu "grande amor" superou tal cena de miséria. Ele vivificou os que estavam mortos espiritualmente. Ressuscitou-os e, ainda mais, fê-los assentar em Seu próprio céu, o mesmo lugar onde Cristo está sentado (v. 6; 1:20). Estar morto em seus pecados ou assentado nos lugares celestiais: não há posição intermediária. Qual é a sua posição?

Os vv. 8 a 10 revelam, por um lado, a inutilidade de nossas obras para a salvação e, por outro, o pleno valor da obra de Deus: "somos feitura dele". Mas o fato de estarmos assentados nos lugares celestiais nos dispensa de toda a atividade na terra? Muito pelo contrário! Ao sermos salvos pela graça, fomos criados de novo (4:24), como ferramentas feitas para um uso específico: as boas obras que esse Deus de bondade (v. 7) preparou de antemão para o nosso caminho (Salmo 100:3; 119:73). Não que Ele tenha necessidade de nosso trabalho, senão que quer a nossa consagração. Finalmente, nunca deixemos de Lhe pedir a cada manhã: "Senhor, mostra-me o que Tu mesmo tens preparado hoje para mim e conceda-me a Tua ajuda para cumpri-lo" MM (Hebreus 13:21).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário