quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Josué 10:28-43

Josué 10:28-43

28 E naquele mesmo dia tomou Josué a Maquedá, e feriu-a a fio de espada, bem como ao seu rei; totalmente a destruiu com todos que nela havia, sem nada deixar; e fez ao rei de Maquedá como fizera ao rei de Jericó.
29 Então Josué e todo o Israel com ele, passou de Maquedá a Libna e pelejou contra ela.
30 E também o Senhor a deu na mão de Israel, a ela e a seu rei, e a feriu a fio de espada, a ela e a todos que nela estavam; sem nada deixar; e fez ao seu rei como fizera ao rei de Jericó.
31 Então Josué, e todo o Israel com ele, passou de Libna a Laquis; e a sitiou, e pelejou contra ela;
32 E o Senhor deu a Laquis nas mãos de Israel, e tomou-a no dia seguinte e a feriu a fio de espada, a ela e a todos os que nela estavam, conforme a tudo o que fizera a Libna.
33 Então Horão, rei de Gezer, subiu a ajudar a Laquis, porém Josué o feriu, a ele e ao seu povo, até não lhe deixar nem sequer um.
34 E Josué, e todo o Israel com ele, passou de Laquis a Eglom, e a sitiaram, e pelejaram contra ela.
35 E no mesmo dia a tomaram, e a feriram a fio de espada; e a todos os que nela estavam, destruiu totalmente no mesmo dia, conforme a tudo o que fizera a Laquis.
36 Depois Josué, e todo o Israel com ele, subiu de Eglom a Hebrom, e pelejaram contra ela.
37 E a tomaram, e a feriram ao fio de espada, assim ao seu rei como a todas as suas cidades; e a todos os que nelas estavam, a ninguém deixou com vida, conforme a tudo o que fizera a Eglom; e a destruiu totalmente, a ela e a todos os que nela estavam.
38 Então Josué, e todo o Israel com ele, tornou a Debir, e pelejou contra ela.
39 E tomou-a com o seu rei, e a todas as suas cidades e as feriu a fio de espada, e a todos os que nelas estavam destruiu totalmente; nada deixou; como fizera a Hebrom, assim fez a Debir e ao seu rei, e como fizera a Libna e ao seu rei.
40 Assim feriu Josué toda aquela terra, as montanhas, o sul, e as campinas, e as descidas das águas, e a todos os seus reis; nada deixou; mas tudo o que tinha fôlego destruiu, como ordenara o Senhor Deus de Israel.
41 E Josué os feriu desde Cades-Barnéia, até Gaza, como também toda a terra de Gósen, e até Gibeom.
42 E de uma vez tomou Josué todos estes reis, e as suas terras; porquanto o Senhor Deus de Israel pelejava por Israel.
43 Então Josué, e todo o Israel com ele, voltou ao arraial em Gilgal.


Josué 10:28-43
Essas imponentes cidades, “grandes e fortificadas até aos céus” (Deuteronômio 1:28), caem uma após a outra. Seus reis, gigantes e todos os seus moradores são irresistivelmente destruídos por “Josué e todo Israel”. Note a constante repetição da última expressão. Isso nos lembra do indissolúvel laço que existe entre Cristo e o Seu povo. Devido a esse vínculo, sabemos que nossos inimigos também são, antes de tudo, inimigos do Senhor. Ninguém pode atacar-me sem se envolver com o meu Líder. A vitória será sempre minha se eu permitir que Ele vá adiante de mim. Pelo contrário, sem Ele a batalha está perdida. É por essa razão que o Inimigo tenta quebrar esse vínculo, ou comunhão, com o Salvador. Ele sabe que, sem o Senhor, nada podemos fazer (João 15:5). Que triunfo é relatado nessas páginas! Que no histórico de nossa vida cristã conste uma lista semelhante de vitórias ganhas em segredo com o Senhor! Vitória da verdade e da pureza sobre as tentações humanas… Jovens, vocês estão particularmente envolvidos em uma intensa batalha. Vocês estão entre aqueles a quem o apóstolo João escreveu: “Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno” (1 João 1:23).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário