quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Josué 11:1-11

Josué 11:1-11

1 SUCEDEU depois disto que, ouvindo-o Jabim, rei de Hazor, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, e ao rei de Sinrom, e ao rei de Acsafe;
2 E aos reis, que estavam ao norte, nas montanhas, e na campina para o sul de Quinerete, e nas planícies, e nas elevações de Dor, do lado do mar;
3 Ao cananeu do oriente e do ocidente; e ao amorreu, e ao heteu, e ao perizeu, e ao jebuseu nas montanhas; e ao heveu ao pé de Hermom, na terra de Mizpá.
4 Saíram pois estes, e todos os seus exércitos com eles, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar; e muitíssimos cavalos e carros.
5 Todos estes reis se ajuntaram, e vieram e se acamparam junto às águas de Merom, para pelejarem contra Israel.
6 E disse o Senhor a Josué: Não temas diante deles; porque amanhã, a esta mesma hora, eu os darei todos feridos diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás, e os seus carros queimarás a fogo.
7 E Josué, e todos os homens de guerra com ele, veio apressadamente sobre eles às águas de Merom, e atacou-os de repente.
8 E o Senhor os deu nas mãos de Israel; e eles os feriram, e os perseguiram até à grande Sidom, e até Misrefote-Maim, e até ao vale de Mizpá ao oriente; feriram até não lhes deixarem nenhum.
9 E fez-lhes Josué como o Senhor lhe dissera; os seus cavalos jarretou, e os seus carros queimou a fogo.
10 E naquele mesmo tempo voltou Josué, e tomou a Hazor, e feriu à espada ao seu rei; porquanto Hazor antes era a cabeça de todos estes reinos.
11 E a todos os que nela estavam, feriram ao fio da espada, e totalmente os destruíram; nada restou do que tinha fôlego, e a Hazor queimou a fogo.


Josué 11:1-11
No capítulo 10, a aliança dos reis do sul foi despedaçada em Gibeão. Agora no norte, Jabim, rei de Hazor, reúne grande companhia para guerrear contra Israel. “Todos estes reis se ajuntaram” (v. 5). Falando sobre um tempo futuro, o Salmo 2 anuncia: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido”.

O que o Senhor diz a Josué? “Não temas diante deles, porque amanhã, a esta mesma hora, já os terás traspassado diante dos filhos de Israel” (v. 6). E a vitória foi seguida por uma matança da qual ninguém escapou. É difícil para nós entendermos estes terríveis julgamentos. Não somos discípulos de um Mestre que nos exorta: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam” (Lucas 6:27)? Não somos filhos de um Pai que nos diz: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber” (Romanos 12:20)? Porém, se há um tempo para graça (nosso tempo), haverá um tempo para a ira. Ela virá sobre os que rejeitaram a graça. O julgamento dos cananeus, após séculos de paciência divina, ilustra isso de maneira solene.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário