quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Josué 10:1-11

Josué 10:1-11

1 E SUCEDEU que, ouvindo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, que Josué tomara a Ai, e a tinha destruído totalmente, e fizera a Ai, e ao seu rei, como tinha feito a Jericó e ao seu rei, e que os moradores de Gibeom fizeram paz com os israelitas, e estavam no meio deles,
2 Temeram muito, porque Gibeom era uma cidade grande, como uma das cidades reais, e ainda maior do que Ai, e todos os seus homens valentes.
3 Pelo que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirão, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis e a Debir, rei de Eglom, dizendo:
4 Subi a mim, e ajudai-me, e firamos a Gibeom, porquanto fez paz com Josué e com os filhos de Israel.
5 Então se ajuntaram, e subiram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis, o rei de Eglom, eles e todos os seus exércitos; e sitiaram a Gibeom e pelejaram contra ela.
6 Enviaram, pois, os homens de Gibeom a Josué, ao arraial de Gilgal, dizendo: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorreus, que habitam na montanha, se ajuntaram contra nós.
7 Então subiu Josué, de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele, e todos os homens valorosos.
8 E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.
9 E Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal.
10 E o Senhor os conturbou diante de Israel, e os feriu com grande matança em Gibeom; e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e feriu-os até Azeca e a Maquedá.
11 E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.


Josué 10:1-11
Novos inimigos aparecem em cena. À frente deles está o rei de Jerusalém, Adoni-Zedeque (senhor da justiça). Que diferença entre esta personagem e Melquisedeque (rei da justiça), rei de Salém (Gênesis 14:18-20)! Este abençoou Abraão, depois louvou ao Deus Altíssimo que entregou os inimigos nas mãos do patriarca. Em contraste, Adoni-Zedeque assumiu a liderança dos inimigos do povo de Abraão. Ele uniu seus aliados contra Gibeão que, por sua vez, chamou seu novo aliado. Que infeliz resultado da infidelidade no capítulo 9! Vendo que o Senhor estava com eles, será que Israel precisava de algum outro apoio? Tais alianças somente conduzem ao perigo.

Mas, apesar de tudo, Deus ainda lhes concedeu a vitória. Israel saiu de Gilgal, o lugar da circuncisão e uma figura do julgamento da carne. A Epístola aos Colossenses nos ensina o pleno significado espiritual desse lugar. Como fomos mortos e ressuscitados com Cristo, então agora é nossa responsabilidade fazer morrer nossa natureza terrena (Colossenses 2:20; 3:1,5). O retorno a Gilgal, que corresponde a esse ato, é o grande segredo da vitória. A fim de conquistar algo, aqueles que lutam pela fé primeiramente têm de entender que em si mesmos não há forças. Só então estarão prontos para permitir que o comando venha de Deus. O próprio Senhor trava a guerra nos céus a favor de Israel.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário