sexta-feira, 8 de maio de 2009

Rute 2:17-23; 3:1-13


Rute 2:17-23

17 E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.
18 E tomou-a, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se.
19 Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.
20 Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.
21 E disse Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os moços que tenho te ajuntarás, até que acabem toda a sega que tenho.
22 E disse Noemi a sua nora: Melhor é, filha minha, que saias com as suas moças, para que noutro campo não te encontrem.
23 Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.

Rute 3:1-13

1 E DISSE-LHE Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem?
2 Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira.
3 Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
4 E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer.
5 E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei.
6 Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado.
7 Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos; então veio ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.
8 E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés.
9 E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.
10 E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico.
11 Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
12 Porém agora é verdade que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu.
13 Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te redimir, bem está, que te redima; porém, se não quiser te redimir, vive o Senhor, que eu te redimirei. Deita-te aqui até amanhã.

Rute 2:17-23; 3:1-13

Em Israel, no tempo da colheita, os cantos dos campos tinham de ser deixados para os pobres e estrangeiros que vinham colher ali (Levítico 19:9; 23:22). Conseqüentemente Rute, a pobre estrangeira, tinham uma dupla credencial para se beneficiar da provisão da graça.
A colheita nos fala da ação que devemos ter de nos alimentarmos daquilo que o Senhor dá. E comumente isso acontece com a ajuda dos servos de Deus. Isso requer esforço de nossa parte. Porém o Senhor, o verdadeiro Boaz, não tardará em nos dar “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante” (Lucas 6:38). Rute debulhou o que colhera e levou tudo para casa. Compartilhemos em casa, com nossa família as excelentes coisas que o Senhor tem nos dado em Sua Palavra.
Percebemos a devoção de Rute para com Noemi. Observemos agora a submissão dela à sua sogra. Jovens, que exemplo Rute lhes dá. Ela fazia tudo o que Noemi lhe pedia, e esta, por sua vez, desejava o descanso e a felicidade de sua nora (3:1). Onde esse descanso e felicidade poderiam ser encontrados se não aos pés de Boaz, uma figura de alguém maior que ele mesmo? Quantas pessoas se aproximam de Jesus cansadas e sobrecarregadas e encontram descanso para a alma (Mateus 11:28-29)!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário