domingo, 24 de outubro de 2010

Números 32:1-15

Números 32:1-15

1 E OS filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em grande quantidade; e viram a terra de Jazer, e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.
2 Vieram, pois, os filhos de Gade, e os filhos de Rúben e falaram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e aos chefes da congregação, dizendo:
3 Atarote, e Dibom, e Jazer, e Ninra, e Hesbom, e Eleale, e Sebã, e Nebo, e Beom,
4 A terra que o Senhor feriu diante da congregação de Israel, é terra para gado, e os teus servos têm gado.
5 Disseram mais: Se achamos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão.
6 Porém Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à peleja, e ficareis vós aqui?
7 Por que, pois, desencorajais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o Senhor lhes tem dado?
8 Assim fizeram vossos pais, quando os mandei de Cades-Barnéia, a ver esta terra.
9 Chegando eles até ao vale de Escol, e vendo esta terra, desencorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não entrassem na terra que o Senhor lhes tinha dado.
10 Então a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia, e jurou dizendo:
11 Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;
12 Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor.
13 Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos até que se consumiu toda aquela geração, que fizera mal aos olhos do Senhor.
14 E eis que vós, uma geração de homens pecadores, vos levantastes em lugar de vossos pais, para ainda mais acrescentar o furor da ira do Senhor contra Israel.
15 Se vós vos virardes de segui-lo, também ele os deixará de novo no deserto, e destruireis a todo este povo


Números 32:1-15
Já na fronteira de Canaã, os filhos de Rúben e Gade se apresentam diante de Moisés e dos príncipes da congregação com um triste pedido: “… não nos faças passar o Jordão” (v. 5). Moisés em sua indignação pensou imediatamente em Cades-Barnéia, há quarenta anos (v. 8). Será novamente a descrença, o temor dos gigantes e as cidades fortificadas que deterão estas duas tribos? Na verdade, não! Outra inesperada razão será a responsável: os rebanhos de ovelhas e gado! A vitória sobre os midianitas lhes tinha provido grandes despojos (cap. 31). Rúben e Gade tiveram sua parte nisto; os rebanhos de ovelhas e gado deles eram agora numerosos. Seus olhos ambicionam os ricos pastos da terra de Gileade, no qual estavam acampados, e desejam fixar-se ali. Para eles, estabelecer-se em condições vantajosas e confortáveis era mais atrativo que a terra prometida pelo Senhor. Você sabia que muitos cristãos são assim? Não há dúvida de que são salvos e pertencem ao povo de Deus. Mas os negócios deste mundo lhes interessam mais que a eternidade. Existe um cristianismo terreno, um coração dividido. Os céus para eles não têm nenhum valor no presente. Isso nos mostra quão pouca devoção eles têm para com Aquele que nos céus habita.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário