segunda-feira, 10 de agosto de 2009

João 19.31-42

João 19.31-42

31 Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
32 Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados;
33 chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.
34 Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35 Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais.
36 E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
37 E outra vez diz a Escritura: Eles verão aquele a quem traspassaram.
38 Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Pilatos lho permitiu. Então, foi José de Arimatéia e retirou o corpo de Jesus.
39 E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés.
40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro.
41 No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto.
42 Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus.


João 19:31-42

Quando os soldados chegaram para quebrar as pernas dos crucificados, matando-os assim, comprovam que com Jesus essa medida é inútil, pois já estava morto. Para o malfeitor convertido, essa brutalidade significa o cumprimento da palavra do Senhor: "Hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:43). Mas um dos soldados não teme profanar, com a sua lança, o corpo do Senhor sobre a cruz (compare Zacarias 12:10). Um maravilhoso sinal de graça é a resposta a este último ultraje: o sangue da expiação e a água da purificação fluem de Seu lado traspassado.

Em seguida ocorre o sepultamento de nosso amado Salvador. Deus tem preparado dois discípulos para render ao corpo de Seu Filho as honras anunciadas pelas Escrituras: "Mas com o rico esteve na sua morte" (Isaías 53:9). Até então José e Nicodemos não haviam tido o ânimo de tomar abertamente posição a favor dEle. Porém agora, despertados pela magnitude do crime de sua nação, compreendem que se guardassem silêncio seriam culpados juntamente com os que concordaram com o que foi feito. Queridos amigos crentes, nunca nos esqueçamos de que o Mundo crucificou o nosso Senhor. Se nos colarmos ou tivermos prazer em nos identificar com os Seus assassinos, isso equivale a negá-LO. Mas agora, pelo contrário, é o momento de corajosamente nos dar a conhecer como sendo Seus discípulos.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário