segunda-feira, 10 de agosto de 2009

2 Samuel 23:13-39

2 Samuel 23:13-39

13 Também três dos trinta chefes desceram, e no tempo da sega foram a Davi, à caverna de Adulão; e a multidão dos filisteus acampara no vale de Refaim.
14 Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.
15 E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!
16 Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o Senhor.
17 E disse: Guarda-me, ó Senhor, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.
18 Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe de três; e este alçou a sua lança contra trezentos e os feriu; e tinha nome entre os três.
19 Porventura este não era o mais nobre dentre estes três? Pois era o primeiro deles; porém aos primeiros três não chegou.
20 Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.
21 Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou.
22 Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre três poderosos.
23 Dentre os trinta ele era o mais nobre, porém aos três primeiros não chegou; e Davi o pôs sobre os seus guardas.
24 Asael, irmão de Joabe, estava entre os trinta; El-Hanã, filho de Dodó, de Belém;
25 Samá, harodita; Elica, harodita;
26 Helez, paltita; Ira, filho de Iques, tecoíta;
27 Abiezer, anatotita; Mebunai, husatita;
28 Zalmom, aoíta; Maarai, netofatita;
29 Elebe, filho de Baaná, netofatita; Itai, filho de Ribai, de Gibeá dos filhos de Benjamim;
30 Benaia, piratonita; Hidai, do ribeiro de Gaás;
31 Abi-Albom, arbatita; Azmavete, barumita;
32 Eliaba, saalbonita; os filhos de Jásen e Jônatas;
33 Samá, hararita, Aião, filho de Sarar, ararita;
34 Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita;
35 Hesrai, carmelita; Paarai, arbita;
36 Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, gadita;
37 Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia;
38 Ira, itrita; Garebe, itrita;
39 Urias, heteu; trinta e sete ao todo.


2 Samuel 23:13-39

Temos aqui a lista de honra dos homens do rei. No passado, eles lutaram e sofreram com ele; agora reinam também com ele (2 Timóteo 2:12). Uma gloriosa página na qual é fielmente registrado cada nome, cada ato de heroísmo! Da mesma maneira, de todas as coisas que o Senhor nos permitiu fazer por Ele, nada será esquecido. Ele prometeu: “E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão” (Mateus 10:42). Pense no modo em que os três valentes se dirigiram ao poço de Belém; eles arriscaram a própria vida por um pouco de água fresca! Mas o que fizeram para satisfazer o desejo do líder que amavam foi, aos olhos dele, como um sacrifício. “Isso fizeram aqueles três valentes” (v. 17). Estamos prontos para praticar atos de devoção por amor ao nosso grande Mestre?

O Senhor estima com exatidão as dificuldades daquilo que realizamos para Ele: matar um leão é extraordinário, porém a neve tornou essa tarefa muito mais difícil para o corajoso Benaia. De fato, as Escrituras enfatizam isso ao mencionar o clima.

Depois vem a lista dos nomes dos heróis. Estão todos ali; precioso para o coração do rei, o fiel Urias está entre eles (v. 39). Por outro lado, apesar de todos os seus feitos, o nome de Joabe não é incluído aqui.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário