quinta-feira, 28 de maio de 2009

Há uma Víbora Escondida – 1

Há uma Víbora Escondida – 1

As palavras deles [os homens maus] são mais perigosas que o veneno das cobras! Têm língua de serpente! Salmo 140:3, BV

É difícil haver alguém que não tenha medo de serpente. É um animal asqueroso que instintivamente assusta e causa aversão a qualquer pessoa. Talvez a repulsa que temos por serpente seja conseqüência de todas as maldições que recaíram sobre ela no Jardim do Éden, por ter sido a porta-voz do diabo para enganar Eva, levando-a a pecar, e por ter participado de maneira destacada na entrada do pecado no mundo. A Bíblia identifica Lúcifer como “o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás” (Ap 12:9).

Um mestre indiano estava procurando um livro na sua biblioteca. Finalmente, encontrando-o, estendeu a mão até à última prateleira, bem no alto, e alcançou o livro desejado. Naquele momento, sentiu no dedo algo como uma alfinetada, mas não deu importância ao fato, pensando que alguém havia deixado no livro, por descuido, um alfinete com a ponta exposta.

Não demorou muito, e o dedo começou a inchar, depois a mão e finalmente o braço. Demasiadamente tarde, descobriu que havia sido picado por uma pequenina serpente, altamente venenosa.

Na revista Christian Herald encontramos esta declaração: “Hoje em dia, há muitas serpentes nos livros. Essas víboras se aninham entre as folhas de algumas de nossas mais fascinantes obras literárias. As pessoas ficam fascinadas com a trama da história, a habilidade com que os personagens são pintados, a musicalidade das palavras, etc. Quando o registro de almas arruinadas é feito – e grande é o seu número – se poderia escrever a seguinte legenda sob seu nome: ‘Envenenado por serpentes entre os livros.’”

Por acaso, em casa, escolheríamos livros e revistas venenosos para nossos filhos, quando, com o mesmo esforço, poderíamos escolher livros saudáveis?

Se você é professor, que qualidade de livros tem recomendado aos alunos para seu desenvolvimento literário e intelectual? Vi alguns livros nas mãos de meus filhos não muito recomendáveis, quando ainda estudavam. Isso foi algum tempo atrás, será que agora as coisas melhoraram?

Tem certeza de que não há víboras no meio das páginas dos livros que você recomenda? Tem certeza de que a leitura desses livros vai aprimorar o caráter?

REFLEXÃO: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Pv 14:12, ARC).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Nenhum comentário:

Postar um comentário