quinta-feira, 28 de maio de 2009

Há uma víbora escondida – 2

Há uma víbora escondida – 2

Quem for derrubar um muro velho pode ser mordido por uma cobra. Eclesiastes 10:8, BV

Nos países do Oriente Médio, era muito comum que os muros construídos sem argamassa apresentassem fendas que podiam servir de esconderijo de serpentes. Portanto, era sempre perigoso demolir um muro nessas condições sem as devidas precauções.

Serpente está sempre relacionada com o fator surpresa. Quando eu trabalhava na roça, por várias vezes, fui surpreendido por cobras perigosas escondidas na fenda de um tronco, debaixo de galhadas e tocos apodrecidos ou em buracos de tatu. Certa vez, quase fui picado por uma enorme cascavel que estava escondida em posição de dar o bote ao lado do trilho por onde eu estava passando, no meio do pasto. Esse é o método de Satanás. Dar o bote de surpresa.

As páginas de certos livros seculares e também da internet são esconderijos bastante apropriados para "serpentes". A picada delas, quando não mata, deixa seqüelas quase que irreparáveis. Elas inoculam a peçonha da descrença na Trindade, na Pessoa do Espírito Santo, na Bíblia como a Palavra inspirada, na doutrina do Santuário, na mensagem da segunda vinda de Cristo. Põem em dúvida o ministério de Ellen White e os livros do Espírito de Profecia. Lançam descrédito na liderança da igreja e nos seus pastores. Geralmente, as pessoas que foram picadas por essas "serpentes" se tornam amargas, infelizes, críticas e cheias de ressentimento.

A Bíblia fala de alguém que tinha as características de "serpentes venenosas". Foi Dã. Antes de morrer, Jacó abençoou todos os seus filhos, menos um. Sobre Dã, ele proferiu uma advertência que nos deve fazer tremer. Pronunciou-a com a angústia do fundo da alma: "Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda. [...] A tua salvação espero, ó Senhor!" (Gn 49:17, 18).

Dã se tornou traiçoeiro, crítico, revoltado, apóstata e idólatra (Jz 18:30, 331), e por isso seu nome não consta na lista das doze tribos de Israel relacionadas em Apocalipse 7. Conseqüentemente, seu nome não aparecerá sobre uma das doze portas da Nova Jerusalém, ao lado das demais tribos de Israel. Alguém vai ocupar seu lugar, talvez Manassés.

Cuidemos com publicações que escondem em suas páginas "serpentes" altamente venenosas, que podem pôr em risco nossa salvação.

REFLEXÃO: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Ef 6:11)

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Nenhum comentário:

Postar um comentário