quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Deuteronômio 21:10-23

Deuteronômio 21:10-23

10 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o Senhor teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros,
11 E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,
12 Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.
13 E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.
14 E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.
15 Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada,
16 Será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito.
17 Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele.
18 Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
19 Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
20 E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
21 Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.
22 Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,
23 O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.

Deuteronômio 21:10-23
Quão grande era o privilégio do primogênito em Israel (v. 17). Mas o que pode ser dito se compararmos as vantagens dos filhos de pais cristãos educados segundo os ensinamentos da Palavra? É infinitamente triste descobrir que, apesar desses imensos privilégios, muitos têm seguido o caminho da obstinação e rebeldia. Tal caminho para um jovem israelita terminava em morte e não havia como escapar. O jovem devia ser apedrejado por causa do testemunho de seus pais. Encontramos novamente a história de um filho tolo, beberrão e glutão em Lucas 15, desta vez com um final totalmente diferente. O filho pródigo não é melhor que o filho rebelde deste capítulo. Mas a graça o alcançou e agiu em seu coração, conduzindo-o ao arrependimento. Então, ao invés de ser acusado por seu pai, ele foi recebido de braços abertos; ao invés de receber uma sentença capital, obteve completo perdão; ao invés da morte, encontrou a casa do pai, com festa e alegria.

Outra morte terrível está diante de nossos olhos nos versículos 22 e 23. Neste caso, é a morte o do Filho amado, o Filho obediente que morreu em nosso lugar! “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” nos lembra Gálatas 3:13. Insondável mistério da cruz! Cristo foi feito maldição para que as bênçãos prometidas aos que crêem pudessem chegar até nós.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário