quarta-feira, 17 de março de 2010

Gênesis 24:32-49

Gênesis 24:32-49

32 Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele.
33 Depois puseram comida diante dele. Ele, porém, disse: Não comerei, até que tenha dito as minhas palavras. E ele disse: Fala.
34 Então disse: Eu sou o servo de Abraão.
35 E o Senhor abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.
36 E Sara, a mulher do meu senhor, deu à luz um filho a meu senhor depois da sua velhice, e ele deu-lhe tudo quanto tem.
37 E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito;
38 Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho.
39 Então disse eu ao meu senhor: Porventura não me seguirá a mulher.
40 E ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai;
41 Então serás livre do meu juramento, quando fores à minha família; e se não te derem, livre serás do meu juramento.
42 E hoje cheguei à fonte, e disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,
43 Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro;
44 E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o Senhor designou ao filho de meu senhor.
45 E antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o seu ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Peço-te, dá-me de beber.
46 E ela se apressou, e abaixou o seu cântaro de sobre si, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; e bebi, e ela deu também de beber aos camelos.
47 Então lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que lhe deu Milca. Então eu pus o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mãos;
48 E inclinando-me adorei ao Senhor, e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho.
49 Agora, pois, se vós haveis de fazer benevolência e verdade a meu senhor, fazei-mo saber; e se não, também mo fazei saber, para que eu vá à direita, ou à esquerda.


Gênesis 24:32-49
O Senhor, por assim dizer, tomou o Servo de Abraão e o conduziu à casa da parentela de seu amo. Abraão lhe havia feito prometer solenemente que não tomaria esposa para seu filho das filhas dos cananeus (v. 3). Prezados amigos que são jovens, vocês que conhecem ao Senhor Jesus: mesmo que para vocês um casamento seja algo para um futuro distante, não é cedo demais para inculcarem firmemente o ensino da Palavra sobre este assunto: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto... que união, do crente com o incrédulo?” (2 Coríntios 6:14-15). Um filho (ou filha) de Deus só pode contrair matrimônio dentro da família da fé, a saber, com outro filho (ou filha) de Deus. Os que não atentaram para esta clara prescrição tiveram depois que confessar com muita tristeza: uma união com um descrente não é apenas uma explícita desobediência à Palavra de Deus, mas também uma fonte de problemas e desgosto por toda a vida.

Que testemunho maravilhoso o servo de Abraão dá de seu senhor, ao qual se orgulha de pertencer (vv. 34-36)! Ele é grande, é rico, tem um filho, o herdeiro de tudo o que é seu. É assim que o Espírito Santo, quando recebido no coração, torna o Pai e o Filho conhecido, e é assim que nós, como redimidos do Senhor, deveríamos saber falar acerca dEles.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário