quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Josué 8:1-13

Josué 8:1-13

1 ENTÃO disse o Senhor a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.
2 Farás, pois, a Ai e a seu rei, como fizeste a Jericó, e a seu rei; salvo que, para vós, tomareis os seus despojos, e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.
3 Então Josué levantou-se, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai; e escolheu Josué trinta mil homens valorosos, e enviou-os de noite.
4 E deu-lhes ordem, dizendo: Olhai! Ponde-vos de emboscadas contra a cidade, por detrás dela; não vos alongueis muito da cidade; e estai todos vós atentos.
5 Porém eu e todo o povo que está comigo nos aproximaremos da cidade; e será que, quando nos saírem ao encontro, como antes, fugiremos diante deles.
6 Deixai-os, pois, sair atrás de nós, até que os tiremos da cidade; porque dirão: Fogem diante de nós como antes. Assim fugiremos diante deles.
7 Então saireis vós da emboscada, e tomareis a cidade; porque o Senhor vosso Deus vo-la dará nas vossas mãos.
8 E será que tomando vós a cidade, por-lhe-eis fogo; conforme a palavra do Senhor fareis; olhai que vo-lo tenho mandado.
9 Assim Josué os enviou, e eles se foram à emboscada; e ficaram entre Betel e Ai, ao ocidente de Ai; porém Josué passou aquela noite no meio do povo.
10 E levantou-se Josué de madrugada, e contou o povo; e subiram ele e os anciãos de Israel adiante do povo contra Ai.
11 E subiram também todos os homens de guerra, que estavam com ele; e aproximaram-se, e chegaram defronte da cidade; e alojaram-se do lado norte de Ai, e havia um vale entre eles e Ai.
12 Tomou também uns cinco mil homens, e pô-los de emboscada entre Betel e Ai, ao ocidente da cidade.
13 E puseram o povo, todo o arraial que estava ao norte da cidade, e a emboscada ao ocidente da cidade; e foi Josué aquela noite até ao meio do vale.


Josué 8:1-13
A violação da proibição de Deus foi a principal razão da grave derrota sofrida por Israel. No entanto, havia também outra causa por trás dessa mudança. Obviamente a vitória em Jericó deu ao povo um senso de confiança neles mesmos. Isso é especialmente surpreendente tendo em vista o milagre que aconteceu lá! Qual foi a contribuição de Israel na destruição da fortaleza? No entanto, quantas vezes nos parecemos com esse povo! Quando o Senhor nos salva de uma situação difícil, ao invés de descansarmos nEle na próxima tribulação, sentimos que não mais precisamos de Sua ajuda. E o resultado disso é a derrota! Preparamos nosso coração para confiar em Deus em grandes problemas, mas quando chegam os pequenos, pensamos que podemos resolver tudo sozinhos. A história da captura de Ai nos ensina que precisamos do Senhor em todo o tempo.

Quanta tribulação é necessária agora para se obter a vitória! Em lugar dos três mil soldados estimados no início, dez vezes mais são requeridos, além da elaboração de um complexo plano. Restauração sempre é um processo longo e complicado. Em Jericó, o povo teve de aprender a apreciar o poder de Deus; em Ai, teve de experimentar a própria fraqueza.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário