sábado, 9 de maio de 2009

Lucas 8.40-56

Lucas 8.40-56

40 Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando.41 Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa.42 Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam.43 Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar e que gastara com os médicos todos os seus haveres,44 veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia.45 Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro com seus companheiros disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes: Quem me tocou?.46 Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.47 Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.48 Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.49 Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre.50 Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.51 Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina.52 E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.53 E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta.54 Entretanto, ele, tomando -a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te!55 Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.56 Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido.

Lucas 8:40-56

Jairo, este chefe da sinagoga cuja única filha estava a ponto de morrer, suplica ao Senhor Jesus para que venha à sua casa. Ele não tem tanta fé quanto o centurião do capítulo 7; o centurião sabia que uma palavra do Senhor era suficiente para que o seu servo fosse curado, mesmo a distância. Estando a caminho, o Senhor Jesus é secretamente tocado por uma mulher que tinha gastado tudo que possuía consultando um bom número de médicos. Porém, além da cura, o Senhor também quer lhe dar a certeza da paz; eis o porquê Ele a encoraja a que se manifeste publicamente.
Seguindo o Seu caminho com o pai angustiado, o Senhor Jesus tem "a língua de erudito", para lhe dizer uma palavra de conforto (V. 50; capítulo 7:13; Isaías 50:4). Então acontece uma coisa extraordinária: mediante o chamado do "Autor da vida" (Atos 3:25), a menina levantou-se imediatamente. Mas o Senhor Jesus sabe que ela agora precisa de alimento e, em sua terna solicitude, assegura-Se de que ela receba o que necessita. Nessas duas circunstâncias, vemos como o amor do Senhor ainda se manifesta mesmo depois do livramento. À mulher, a fim de estabelecê-la em uma relação pessoal Consigo e para que O confesse publicamente; à esta menina, visando nutri-la e fortalecê-la.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário