domingo, 6 de junho de 2010

Êxodo 19:1-15

Êxodo 19:1-15

1 AO terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,
2 Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte.
3 E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:
4 Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
7 E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado.
8 Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.
9 E disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.
10 Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,
11 E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.
12 E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.
13 Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina longamente, então subirão ao monte.
14 Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas.
15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.


Êxodo 19:1-15
Depois do deserto de Sur (15:22), e de Sim (16:1), o povo chegou ao deserto do Sinai. Trazidos sobre asas de águia (símbolo do poder; v. 4), eles agora chegam ao lugar onde o Senhor irá expor Suas revelações e ensiná-los o caminho no qual deseja que eles O sirvam (10:26). No Egito, como já vimos, nenhuma adoração fora possível. Em contraste — assim que a redenção tiver sido consumada e Deus tiver separado os Seus —, Ele espera deles o culto de louvor. "Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa", declara Ele no versículo 6, "a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz", como é completado em 1 Pedro 2:9.

Neste capítulo começa uma nova seção do livro. Até este ponto temos considerado o que o Senhor fez em graça pelo Seu povo. A partir daqui, descobriremos o que Ele espera de Seu povo em troca. Deus sempre começa dando antes de pedir. Infelizmente, este pobre povo não conhece a si mesmo, apesar de Mara e Meribá. Eles reagem a fazendo uma insensata promessa, a qual Deus não lhes havia solicitado: "Tudo o que o Senhor falou faremos" (v. 8). Não demorará muito para sabermos se eles cumprirão ou não essa promessa.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário