domingo, 19 de dezembro de 2010

Deuteronômio 28:33-53 – 29:1

Deuteronômio 28:33-53

33 O fruto da tua terra e todo o teu trabalho, comerá um povo que nunca conheceste; e tu serás oprimido e quebrantado todos os dias.
34 E enloquecerás com o que vires com os teus olhos.
35 O Senhor te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, de que não possas sarar, desde a planta do teu pé até ao alto da cabeça.
36 O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra.
37 E serás por pasmo, por ditado, e por fábula, entre todos os povos a que o Senhor te levará.
38 Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá.
39 Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá.
40 Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira.
41 Filhos e filhas gerarás; porém não serão para ti; porque irão em cativeiro.
42 Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra consumirá a lagarta.
43 O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás;
44 Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
45 E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado;
46 E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência para sempre.
47 Porquanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo.
48 Assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.
49 O Senhor levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás;
50 Nação feroz de rosto, que não respeitará o rosto do velho, nem se apiedará do moço;
51 E comerá o fruto dos teus animais, e o fruto da tua terra, até que sejas destruído; e não te deixará grão, mosto, nem azeite, nem crias das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, até que te haja consumido;
52 E sitiar-te-á em todas as tuas portas, até que venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confiavas em toda a tua terra; e sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que te tem dado o Senhor teu Deus.
53 E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o Senhor teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.

Deuteronômio 29:1

1 ESTAS são as palavras da aliança que o Senhor ordenou a Moisés que fizesse com os filhos de Israel, na terra de Moabe, além da aliança que fizera com eles em Horebe.


Deuteronômio 28:33-53 – 29:1
“Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses” (Salmo 16:4). Este versículo (que se aplica profeticamente à adoração do anticristo) pode servir como título para o texto que vai dos versículos 15 a 68 deste capítulo. A pessoa que está falando no Salmo 16 é Cristo que, em contraste com Israel, jamais deixou de confiar em Deus e de tê-Lo diante de Si. Ele sempre contava com Seu Deus para guardá-Lo e preservar Sua herança de forma que Ele não fosse abalado (Salmo 16:1, 5, 8). Ele é nosso exemplo na caminhada da fé. Mas Deus também nos mostra o exemplo oposto e suas trágicas conseqüências. A terrível ameaça do versículo 53 literalmente se cumpriu na história de Israel (2 Reis 6:29). Quanto à liberdade antes desfrutada, o povo praticamente a perdeu no tempo do cativeiro babilônico.

O Salmo 100:2 nos convida a servir ao Senhor com alegria. Para ser exato, Israel jamais serviu ao seu Senhor “com alegria e bondade de coração” (v. 47), expondo-se a sofrer sob o jugo de ferro de seus inimigos. Moralmente, isso ainda está acontecendo hoje. Ao nos recusarmos a servir ao Senhor, de fato nos colocamos sob a escravidão de Satanás e do pecado (João 8:34). Que Deus nos ensine a servi-Lo com júbilo, imitando Aquele que se deleitava em fazer a vontade do Pai (Salmo 40:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário