sábado, 1 de maio de 2010

Gênesis 50:15-26

Gênesis 50:15-26

15 Vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.
16 Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:
17 Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.
18 Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
19 E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?
20 Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.
22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.
23 E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.
24 E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
25 E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui.
26 E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.


Gênesis 50:15-26
José teve mais um sofrimento após a morte de seu pai. Seus irmãos duvidaram de seu amor, pois pensavam que, agora que Jacó se fora, José iria se vingar deles. Com que ternura José reafirmou suas palavras, explicando-lhes os planos de Deus e confirmando sua promessa de cuidar deles e de seus filhinhos! Muitos cristãos se assemelham aos irmãos de José. Eles não ousam crer que seus pecados tenham sido totalmente perdoados. Será que nós também algumas vezes não duvidamos do amor de Deus, ainda que Ele tenha nos dados inúmeras provas disso? O coração do Senhor é muito sensível à falta de confiança. É como se Ele nos dissesse: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido?" (João 14:9).

Notamos que quase todos os mistérios de Deus são vistos, em resumo, próximo ao término do livro de Gênesis. Mas, antes do fim, escutamos novamente a certeza da fé (v. 24). "Deus certamente vos visitará", foram as últimas palavras de José a seus irmãos, o único ato de todas as suas ações passadas que é mencionado em Hebreus 11:22. Mesmo desfrutando de toda a fartura e boa vida que o Egito proporcionava, ele anteviu a partida de seus irmãos e deu ordens a respeito de seus ossos. Imitemos a fé de José!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário