sábado, 24 de julho de 2010

Levítico 4:27-35

Levítico 4:27-35

27 E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada;
28 Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu,
29 E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará no lugar do holocausto.
30 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o restante do seu sangue derramará à base do altar;
31 E tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará expiação por ela, e ser-lhe-á perdoado o pecado.
32 Mas, se pela sua oferta trouxer uma cordeira para expiação do pecado, sem defeito trará.
33 E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará por oferta pelo pecado, no lugar onde se degola o holocausto.
34 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação do pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então todo o restante do seu sangue derramará na base do altar.
35 E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado.


Levítico 4:27-35
Pelo seu próprio pecado, um sacerdote ungido tinha de oferecer um novilho (v. 3), o príncipe tinha de oferecer um bode (vv. 22-23), e qualquer pessoa do povo, apenas uma cabra ou cordeira (vv. 28, 32). Aqueles que devem dar o exemplo têm uma responsabilidade muito maior, refletida na importância do animal oferecido. Mas diante de Deus todos pecaram e carecem de Sua glória (Romanos 3:22-23). Quer estejam no topo ou na base da escala social, honrados ou desprezados pelos seus contemporâneos, quer sejam malfeitores ou pessoas de bem, todos se incluem em uma só classe: todos são pecadores perdidos. No entanto, em Sua insondável misericórdia, Deus criou uma nova categoria: a dos pecadores perdoados. Ele encerrou a todos na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos (Romanos 11:32).

Vamos enfatizar as expressões dos versículos 23 e 28: “ou se o pecado em que ele caiu lhe for notificado”. Isso é uma alusão ao nobre serviço chamado “lavagem dos pés”, que consiste em ajudar outro crente a descobrir e julgar suas faltas (João 13:14).

“No tocante ao seu pecado, e este lhe será perdoado”; isso é dito ao final de cada um desses parágrafos — a divina resposta que Deus pode dizer para todo pecador arrependido, pela virtude da obra de Seu amado Filho!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário