quinta-feira, 12 de novembro de 2009

2 Reis 22:8-20

2 Reis 22:8-20

8 Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
9 Então o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando-lhe conta, disse: Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos que têm cargo da obra, que estão encarregados da casa do Senhor.
10 Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.
11 Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.
12 E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo:
13 Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.
14 Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetiza Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram.
15 E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
16 Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
17 Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
18 Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste:
19 Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
20 Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.


2 Reis 22:8-20
As obras realizadas por Josias na casa do Senhor levaram à descoberta do livro da lei. Embora fosse responsabilidade dos sacerdotes preservá-lo, o livro foi perdido e até mesmo esquecido (Deuteronômio 31:9, 26). No curso da história da Igreja, o grande despertar da Reforma trouxe as Sagradas Escrituras a um lugar de honra. Após séculos de escuridão na Idade Média, o Livro de Deus ressurgiu, traduzido para as línguas populares, impresso e distribuído ao redor do mundo. Não nos esqueçamos de ser gratos por isso. A leitura da Bíblia abriu os olhos de muitos para a ruína da cristandade. Porém, ao mesmo tempo, a divina luz do Evangelho veio para iluminar as almas ignorantes. Por isso a Palavra da Vida nos mostra não apenas o que Deus espera da humanidade e como o homem falhou completamente (o Velho Testamento), mas também nos ensina o que agora é proposto em Cristo, o novo Homem, e o que Ele cumpriu na íntegra (temas do Novo Testamento). Se a Bíblia é um Livro que desvenda toda a nossa responsabilidade, ela também nos traz a mensagem da graça de Deus para os pecadores perdidos.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário