sábado, 12 de dezembro de 2009

2 Coríntios 7:13-16; 8:1-8

2 Coríntios 7.13-16

13 Foi por isso que nos sentimos confortados. E, acima desta nossa consolação, muito mais nos alegramos pelo contentamento de Tito, cujo espírito foi recreado por todos vós.
14 Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; pelo contrário, como, em tudo, vos falamos com verdade, também a nossa exaltação na presença de Tito se verificou ser verdadeira.
15 E o seu entranhável afeto cresce mais e mais para convosco, lembrando-se da obediência de todos vós, de como o recebestes com temor e tremor.
16 Alegro-me porque, em tudo, posso confiar em vós.

2 Coríntios 8.1-8
1 Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia;
2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
3 Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários,
4 pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.
5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;
6 o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós.
7 Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça.
8 Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor;

2 Coríntios 7:13-16; 8:1-8

A obediência dos coríntios havia motivado o gozo e o afeto de Tito e, em conseqüência, havia regozijado e confortado duplamente o apóstolo Paulo (7:13, 15). Mas eles estavam longe de possuir o mesmo zelo dos crentes da Macedônia (8:1-15). Estes últimos não tinham dado parte de seu tempo e de seus recursos; haviam dado a si mesmos por completo. Não aguardaram, como alguns, o final da vida para então dar a Deus apenas o resto de suas forças; "mas deram-se a si mesmos primeiro"... Tampouco começaram com o serviço aos santos (v. 4); não!, primeiramente eles se deram ao Senhor. E esse primeiro ato acarretou os demais. Eles também pertenciam aos apóstolos, servos do Senhor. Será que isso era uma coisa demasiado penosa para os macedônios? Muito pelo contrário! A "abundância de alegria" podia acompanhar "muita prova de tribulação" e "a profunda pobreza deles" também podia ser transformada "em grande riqueza da sua generosidade" (v. 2). Ao que facilmente chamaríamos de carga, eles chamaram de graça (v. 4).

Que Deus nos dê esta mesma bendita consagração ao nosso Senhor, ao qual nós temos o privilégio de servir, enquanto servimos aos Seus!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário