terça-feira, 25 de maio de 2010

Êxodo 13:11-22

Êxodo 13:11-22

11 Também acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,
12 Separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tive-res; os machos serão do Senhor.
13 Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.
14 E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.
15 Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.
16 E será isso por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito.
17 E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.
18 Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.
19 E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.
20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
22 Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.


Êxodo 13:11-22
No versículo 8, foi ordenado aos israelitas: "Contarás a teu filho". Mas no versículo 14 é previsto que os filhos perguntarão aos pais: "Que é isso?". É um momento muito especial quando os filhos, vendo os pais comportando-se de modo diferente do mundo, lhes dirigem esta pergunta. Que eles nunca hesitem fazer tal coisa!

O versículo 19 é o cumprimento das obrigações para com José (Gênesis 50:25). Os ossos do patriarca devem acompanhar o povo de Deus na sua peregrinação. Uma figura de Cristo no poder de Sua morte, levado conosco enquanto atravessamos o deserto deste mundo! (2 Coríntios 4:10).

Os filhos de Israel se põem a caminho. Deus mais tarde se lembra do dia em que Ele os tomou pela mão "para os tirar da terra do Egito" (Jeremias 31:32). Eles terão um longo desvio a percorrer (vv. 17-18) a fim de que tenham tempo para aprender as importantes lições que o Senhor deseja ensinar-lhes, como também a nós. Mas Deus não apenas tinha traçado um itinerário para Seu povo. Ele deseja que Sua presença os acompanhe na forma das colunas de nuvem durante o dia e das colunas de fogo durante a noite. Que graça! Ele está ali tanto para guiá-los passo a passo e também para protegê-los. Do mesmo modo Jesus prometeu aos Seus: "E eis que estou convosco todos os dias" (Mateus 28:20).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário