domingo, 13 de junho de 2010

Êxodo 24:1-18

Êxodo 24:1-18

1 DEPOIS disse a Moisés: Sobe ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.
2 E só Moisés se chegará ao Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele.
3 Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos.
4 Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou- se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;
5 E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros.
6 E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.
7 E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.
8 Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras.
9 E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.
10 E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.
11 Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.
12 Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.
13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.
14 E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles.
15 E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
16 E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
17 E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
18 E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.


Êxodo 24:1-18
A primeira aliança é estabelecida com toda a devida solenidade. É sancionada com sangue (leia Hebreus 9:18…). Então o Senhor mostra alguns dos raios de Sua glória aos anciãos de Israel. Eles vêem "o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade" (v. 10; veja Ezequiel 1:26). Sob Seus pés…: pensamos no glorioso caminho do Filho de Deus mostrado nos evangelhos, um caminho "como o céu na sua claridade [pureza]". Cristo não somente desceu do céu e "subiu ao céu", mas há um sentido pelo qual Ele nunca deixou de ser o "o Filho do Homem que está no céu" (João 3:13). Foi no andar de Cristo aqui na terra que a glória de Deus pôde ser admirada em todas as suas perfeições morais (Salmo 68:24). "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14:9). O versículo 11 é o prenúncio da santa liberdade e da comunhão que agora os redimidos do Senhor Jesus desfrutam. Sobre o fundamento da obra consumada de Cristo e de Sua presença à destra de Deus, eles estão, em certo sentido, "em casa" na glória.

Também somos chamados a lembrar de Moisés em outro monte: o monte da transfiguração, onde ele e Elias foram testemunhas, juntamente com os três discípulos, da glória do Senhor Jesus (Lucas 9:28-36).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário