sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

2 Crônicas 20:25-37

2 Crônicas 20:25-37

25 E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito.
26 E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao Senhor. Por isso chamaram aquele lugar o vale de Beraca, até ao dia de hoje.
27 Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frente deles, e tornaram a Jerusalém com alegria; porque o Senhor os alegrara sobre os seus inimigos.
28 E vieram a Jerusalém com saltérios, com harpas e com trombetas, para a casa do Senhor.
29 E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel.
30 E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.
31 E Jeosafá reinou sobre Judá; era da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e o nome de sua mãe era Azuba, filha de Sili.
32 E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor.
33 Contudo os altos não foram tirados porque o povo não tinha ainda disposto o seu coração para com o Deus de seus pais.
34 Ora, o restante dos atos de Jeosafá, assim, desde os primeiros até os últimos, eis que está escrito nas notas de Jeú, filho de Hanani, que as inseriu no livro dos reis de Israel.
35 Porém, depois disto, Jeosafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade.
36 E aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis; e fizeram os navios em Eziom-Geber.
37 Porém Eliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizou contra Jeosafá, dizendo: Porquanto te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram, e não puderam ir a Társis.


2 Crônicas 20:25-37
Enquanto a canção de salvação ecoava pelos ares, os inimigos estavam destruindo uns aos outros! Restou ao povo somente testemunhar a aniquilação e depois recolher os abundantes despojos. Quantas vezes Deus tem removido do nosso caminho obstáculos que nos parecem intransponíveis!

Então o povo novamente se reúne para louvar ao Senhor no vale de Beraca – ou vale da bênção.

Consideremos o triunfo de Jesus na cruz, conquistado sem a menor ajuda dos crentes. O que foi deixado para eles fazerem? Nada, exceto desfrutar os despojos daquela vitória e celebrar com gratidão no vale deste mundo, antes de participar da festa na santa Cidade (v. 28).

O último parágrafo relata mais uma conseqüência das alianças erradas que Josafá fez. Após a desastrosa união militar com Acabe, o rei de Judá fez outra transação igualmente tola, desta vez comercial, com o filho de Acabe, Acazias. Deus permitiu que ele fosse até o fim e fracassasse, e nos ensina, por meio de Eliézer, o que Ele pensa desse tipo de associação com homens mundanos cujo objetivo é somente enriquecer.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário