domingo, 23 de agosto de 2009

1 Reis 5:1-18

1 Reis 5:1-18

1 E ENVIOU Hirão, rei de Tiro, os seus servos a Salomão (porque ouvira que ungiram a Salomão rei em lugar de seu pai), porquanto Hirão sempre tinha amado a Davi.
2 Então Salomão mandou dizer a Hirão:
3 Bem sabes tu que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do Senhor seu Deus, por causa da guerra com que o cercaram, até que o Senhor pôs seus inimigos debaixo das plantas dos seus pés.
4 Porém agora o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados; adversário não há, nem algum mau encontro.
5 E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome.
6 Dá ordem, pois, agora, que do Líbano me cortem cedros, e os meus servos estarão com os teus servos, e eu te darei o salário dos teus servos, conforme a tudo o que disseres; porque bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios.
7 E aconteceu que, ouvindo Hirão as palavras de Salomão, muito se alegrou, e disse: Bendito seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio sobre este tão grande povo.
8 E enviou Hirão a Salomão, dizendo: Ouvi o que me mandaste dizer. Eu farei toda a tua vontade acerca das madeiras de cedro e de cipreste.
9 Os meus servos as levarão desde o Líbano até ao mar, e eu as farei conduzir em jangadas pelo mar até ao lugar que me designares, e ali as desamarrarei; e tu as tomarás; tu também farás a minha vontade, dando sustento à minha casa.
10 Assim deu Hirão a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, conforme a toda a sua vontade.
11 E Salomão deu a Hirão vinte mil coros de trigo, para sustento da sua casa, e vinte coros de azeite batido; isto dava Salomão a Hirão anualmente.
12 Deu, pois, o Senhor a Salomão sabedoria, como lhe tinha falado; e houve paz entre Hirão e Salomão, e ambos fizeram acordo.
13 E o rei Salomão fez subir uma leva de gente dentre todo o Israel, e foi a leva de gente trinta mil homens;
14 E os enviava ao Líbano, cada mês, dez mil por turno; um mês estavam no Líbano, e dois meses cada um em sua casa; e Adonirão estava sobre a leva de gente.
15 Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas, e oitenta mil que talhavam pedras nas montanhas,
16 Afora os chefes dos oficiais de Salomão, que estavam sobre aquela obra, três mil e trezentos, os quais davam as ordens ao povo que fazia aquela obra.
17 E mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras valiosas, pedras lavradas, para fundarem a casa.
18 E as lavraram os edificadores de Hirão, e os giblitas; e preparavam a madeira e as pedras para edificar a casa.


1 Reis 5:1-18
Se Davi é visto como o rei da graça, Salomão, seu sucessor, aparece como o rei da glória. Nos planos de Deus, a glória vem depois da graça, mas não é separada dela. O crente, que já desfruta da graça, receberá também a glória na vinda do Senhor. Hirão, rei de Tiro, amava Davi; na ascensão de Salomão, ele teve parte da glória deste grande rei e recebeu abundante provisão para si e seu povo. Em troca desses benefícios, Hirão contribuiu para a construção do templo, principal empreendimento do reinado de Salomão. Agora que o Senhor havia dado descanso a Israel, ele também poderia descansar, trocando a tenda ambulante por uma habitação fixa. Assim como o tabernáculo nos ensinou anteriormente, o templo de Salomão nos fornece inúmeras ilustrações sobre o relacionamento de Deus com Seu povo. No entanto, existem algumas diferenças. Nesse ponto, vemos a primeira delas: o tabernáculo no deserto era montado diretamente sobre a areia, enquanto o templo foi construído para ser inabalável, fundado sobre grandes pedras, pedras caras. “O seu fundamento está nos montes santos” (Salmo 87:1).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário