domingo, 23 de agosto de 2009

1 Reis 6:19-38

1 Reis 6:19-38

19 E por dentro da casa, na parte mais interior, preparou o oráculo, para pôr ali a arca da aliança do Senhor.
20 E o oráculo no interior era de vinte côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de vinte côvados de altura; e o revestiu de ouro puro; também revestiu de cedro o altar.
21 E revestiu Salomão a casa por dentro de ouro puro; e com cadeias de ouro pôs uma cortina diante do oráculo, e o revestiu com ouro.
22 Assim cobriu de ouro toda a casa, inteiramente; também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do oráculo.
23 E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.
24 E uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra asa do querubim de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas.
25 Assim era também de dez côvados o outro querubim; ambos os querubins eram de uma mesma medida e de um mesmo talhe.
26 A altura de um querubim era de dez côvados, e assim a do outro querubim.
27 E pôs a estes querubins no meio da casa de dentro; e os querubins estendiam as asas, de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro querubim tocava na outra parede; e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra.
28 E revestiu de ouro os querubins.
29 E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.
30 Também revestiu de ouro o soalho da casa, por dentro e por fora.
31 E à entrada do oráculo fez portas de madeira de oliveira; o umbral de cima com as ombreiras faziam a quinta parte da parede.
32 Também as duas portas eram de madeira de oliveira; e lavrou nelas entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, os quais revestiu de ouro; também estendeu ouro sobre os querubins e sobre as palmas.
33 E assim fez à porta do templo ombreiras de madeira de oliveira, da quarta parte da parede.
34 E eram as duas portas de madeira de cipreste; e as duas folhas de uma porta eram dobradiças, assim como eram também dobradiças as duas folhas entalhadas das outras portas.
35 E as lavrou de querubins e de palmas, e de flores abertas, e as revestiu de ouro acomodado ao lavor.
36 Também edificou o pátio interior de três ordens de pedras lavradas e de uma ordem de vigas de cedro.
37 No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive.
38 E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas coisas, e com tudo o que lhe convinha; e a edificou em sete anos.


1 Reis 6:19-38
O único salmo atribuído a Salomão começa assim: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam“ (Salmo 127:1). Perceba o excelente humor (indispensável, aliás) do homem que iria construir a casa do Senhor. É igualmente necessário, seja qual for o trabalho que nos propusermos a fazer, termos certeza – antes de começar – que o Senhor está conosco para agir e para nos abençoar. Isso é particularmente aplicável aos que estão pensando em fazer algum tipo de construção.

O espaço não nos permite falar detalhadamente sobre todas as maravilhas desse templo. Ele continha, assim como no tabernáculo, mas com o dobro do tamanho, o Santo Lugar, o Santíssimo Lugar ou Santo dos Santos, no qual ficavam dois grandes querubins com as asas abertas. O véu que o separava o Santo dos Santos não é mencionado aqui; por outro lado, o texto fala de portas de oliveira entalhadas. Além das pedras, os materiais usados foram: cedro, símbolo de majestade e durabilidade, e o ouro puro da justiça divina, que revestia a casa inteira. Maravilhoso espetáculo que confirma as palavras do Salmo 29:9: “No seu templo tudo diz: Glória!”.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário