domingo, 23 de agosto de 2009

Atos 5.17-32

Atos 5.17-32


17 Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja,
18 prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública.
19 Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse:
20 Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida.
21 Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que com ele estavam, convocaram o Sinédrio e todo o senado dos filhos de Israel e mandaram buscá-los no cárcere.
22 Mas os guardas, indo, não os acharam no cárcere; e, tendo voltado, relataram,
23 dizendo: Achamos o cárcere fechado com toda a segurança e as sentinelas nos seus postos junto às portas; mas, abrindo-as, a ninguém encontramos dentro.
24 Quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas informações, ficaram perplexos a respeito deles e do que viria a ser isto.
25 Nesse ínterim, alguém chegou e lhes comunicou: Eis que os homens que recolhestes no cárcere, estão no templo ensinando o povo.
26 Nisto, indo o capitão e os guardas, os trouxeram sem violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo.
27 Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os,
28 dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
29 Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.
30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando -o num madeiro.
31 Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.
32 Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.


Atos 5:17-32

O sumo sacerdote e os que o acompanham estão cheios de inveja ao ver homens sem instrução e que não pertencem ao clero obter tanto êxito com as multidões. Além do mais, os saduceus, que negam a ressurreição, estão particularmente ressentidos porque os apóstolos anunciam a ressurreição do Senhor Jesus (v. 17, cap. 4:1-2). Incapazes de impor sua autoridade de outra maneira, prendem esses homens a quem não conseguem calar. Mas o Senhor envia um anjo para libertar Seus servos e eles imediatamente voltam ao templo para ensinar. Isso é anunciado aos líderes, que os fazem comparecer diante do Sinédrio (o conselho deliberativo dos líderes). "Vós quereis lançar sobre nós o sangue desse homem", dizem, sendo que eles mesmos haviam afirmado perante Pilatos: "Caia sobre nós o seu sangue, e sobre nossos filhos!" (Mateus 27:25). E novamente tentam persuadir os apóstolos a silenciar. Mas Pedro e seus companheiros respondem: "Antes importa obedecer a Deus do que aos homens". E mais uma vez esses intrépidos homens rendem um brilhante testemunho à gloriosa ressurreição do Senhor Jesus, "Príncipe e Salvador", bem como à remissão dos pecados por intermédio da fé no Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário