quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Levítico 25:39-55

Levítico 25:39-55

39 Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo.
40 Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá;
41 Então sairá do teu serviço, ele e seus filhos com ele, e tornará à sua família e à possessão de seus pais.
42 Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como se vendem os escravos.
43 Não te assenhorearás dele com rigor, mas do teu Deus terás temor.
44 E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.
45 Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
46 E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros.
47 E se o estrangeiro ou peregrino que está contigo alcançar riqueza, e teu irmão, que está com ele, empobrecer, e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou a alguém da família do estrangeiro,
48 Depois que se houver vendido, haverá resgate para ele; um de seus irmãos o poderá resgatar;
49 Ou seu tio, ou o filho de seu tio o poderá resgatar; ou um dos seus parentes, da sua família, o poderá resgatar; ou, se alcançar riqueza, se resgatará a si mesmo.
50 E acertará com aquele que o comprou, desde o ano que se vendeu a ele até ao ano do jubileu, e o preço da sua venda será conforme o número dos anos; conforme os dias de um diarista estará com ele.
51 Se ainda faltarem muitos anos, conforme a eles restituirá, para seu resgate, parte do dinheiro pelo qual foi vendido,
52 E se ainda restarem poucos anos até ao ano do jubileu, então fará contas com ele; segundo os seus anos restituirá o seu resgate.
53 Como diarista, de ano em ano, estará com ele; não se assenhoreará sobre ele com rigor diante dos teus olhos.
54 E, se desta sorte não se resgatar, sairá no ano do jubileu, ele e seus filhos com ele.
55 Porque os filhos de Israel me são servos; meus servos são eles, que tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.


Levítico 25:39-55
Quando soava a trombeta da libertação (v. 9), o escravo recuperava sua liberdade, o pobre suas posses, as famílias eram reunidas outra vez, e cada herança voltava ao verdadeiro dono. Este restabelecimento da ordem original desencadeava uma alegria geral, figura do que Israel irá conhecer, e o mundo inteiro também, quando Satanás for preso e a criação, por outro lado, for libertada do cativeiro. Até hoje a criação geme e está em “dores de parto”, mas então, sob o domínio de Cristo, se regozijará na liberdade da glória dos filhos de Deus (Romanos 8:21). Assim como um homem pobre que se tinha vendido a um estrangeiro (v. 47), também o povo de Israel, que havia perdido a herança por sua própria culpa, irá reavê-la definitivamente finalmente da mão daquele que a adquiriu: Cristo, o verdadeiro Boaz (Rute 4).

Se, no que concerne à Sua criação, Deus terá a última palavra, podemos ter a certeza de que Ele também libertará completamente cada um dos que lhe pertencem. Um irmão em Cristo pode ter se privado da alegria de sua herança e se tornado espiritualmente pobre. O pensamento do Senhor é restaurar tal pessoa em graça, limpando todo o passado (Ele não nos diz para investigarmos o motivo de tal pessoa ter se tornado pobre) e dar-lhe uma nova alegria nos tesouros celestiais.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário