sábado, 27 de novembro de 2010

Deuteronômio 14:1-21

Deuteronômio 14:1-21

1 FILHOS sois do Senhor vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.
2 Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.
3 Nenhuma coisa abominável comereis.
4 Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, e a cabra.
5 O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo.
6 Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis.
7 Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.
8 Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.
9 Isto comereis de tudo o que há nas águas; tudo o que tem barbatanas e escamas comereis.
10 Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis; imundo vos será.
11 Toda a ave limpa comereis.
12 Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
13 E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie.
14 E todo o corvo, segundo a sua espécie.
15 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie.
16 E o bufo, e a coruja, e a gralha,
17 E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho,
18 E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.
19 Também todo o inseto que voa, vos será imundo; não se comerá.
20 Toda a ave limpa comereis.
21 Não comereis nenhum animal morto; ao estrangeiro, que está dentro das tuas portas, o darás a comer, ou o venderás ao estranho, porquanto és povo santo ao Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito com leite da sua mãe.


Deuteronômio 14:1-21
Os “filhos… do SENHOR” (v. 1) eram um “povo santo ao SENHOR” (v. 2). Deveria haver conduta e devoção santas que condissessem com tal posição, e os versículos seguintes nos mostram como conseguir isto. A Bíblia é o critério que nos permite distinguir entre o que é puro e o que não é. Os mamíferos puros eram os que possuíam dois critérios ao mesmo tempo (ruminar e ter unha fendida). Mamíferos como o camelo, que ruminavam sem ter unha fendida (muito conhecimento sem ter um andar correspondente), deveriam ser rejeitados; e de modo inverso, aqueles que, como os porcos, deixavam uma pegada impecável mas não se alimentavam da maneira correta, deveriam ser rejeitados. Os fariseus eram uma boa ilustração desta segunda categoria. Exteriormente eles estavam separados do mal, mas interiormente não eram governados pela Palavra de Deus. Jeremias é um exemplo de um homem que combina as duas características. “Achadas as tuas palavras, logo as comi” declara ele. Isso é “ruminar”! E versículo seguinte, diz: “Nunca me assentei na roda dos que se alegram (ou zombadores)…” (Jeremias 15:16, 17). Isto é o andar separado.

O inseto voador era impuro (v. 19). Deus não admite a mistura do que é celestial (ter asas) com o aquilo que é terreno (o réptil).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário