sábado, 13 de março de 2010

Gênesis 22:13-24

Gênesis 22:13-24

13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
19 Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.
20 E sucedeu depois destas coisas, que anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor teu irmão.
21 Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arã,
22 E Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel.
23 E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão.
24 E a sua concubina, cujo nome era Reumá, ela lhe deu também a Tebá, Gaã, Taás e Maaca.


Gênesis 22:13-24
Deus proveu para si o Cordeiro para o holocausto. Quando o Senhor Jesus apareceu no meio do povo nas margens do Jordão, João Batista clamou: “Eis o Cordeiro de Deus” (João 1:29). Ele era a resposta divina a todos os pecados que ali estavam sendo confessados. Dessa forma o grande mistério, ao qual este capítulo faz alusão, foi revelado. E que segurança este “Javé-Jiré” (“O Senhor Proverá”) continua proporcionando hoje a todos os que são atormentados pelo fardo de seus pecados!

Falando figuradamente, Isaque ressuscitou (Hebreus 11:19); Cristo, de fato, ressuscitou com todas as conseqüências desta ação, tanto para Ele e como para nós. O que isto significa para Ele é que Lhe será dada uma noiva; razão pela qual temos o nome de Rebeca mencionado no versículo 23. A conseqüência para nós são as bênçãos celestiais das quais os versículos 17 e 18representam uma figura.

Por este feito, a fé de Abraão foi posta à prova (Tiago 2:21). Foi na prova que ele a evidenciou. Deus conhecia o coração de Abraão e sabia que ele possuía esta fé, mas era necessário que ela se mostrasse publicamente. Quanto a nós, uma vez que confessar “Eu creio no Senhor Jesus”, cedo ou tarde, teremos a oportunidade de manifestar a nossa fé. As provas pelas quais passam os cristãos muitas vezes não têm outra razão senão a de evidenciar a realidade da fé que possuem.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário