segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Deuteronômio 25:1-10

Deuteronômio 25:1-10

1 QUANDO houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão.
2 E será que, se o injusto merecer, o juíz o fará deitar-se, para que seja açoitado diante de si; segundo a sua culpa, será o número de açoites.
3 Quarenta açoites lhe fará dar, não mais; para que, porventura, se lhe fizer dar mais açoites do que estes, teu irmão não fique envilecido aos teus olhos.
4 Não atarás a boca ao boi, quando trilhar.
5 Quando irmãos morarem juntos, e um deles morrer, e não tiver filho, então a mulher do falecido não se casará com homem estranho, de fora; seu cunhado estará com ela, e a receberá por mulher, e fará a obrigação de cunhado para com ela.
6 E o primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o seu nome não se apague em Israel.
7 Porém, se o homem não quiser tomar sua cunhada, esta subirá à porta dos anciãos, e dirá: Meu cunhado recusa suscitar a seu irmão nome em Israel; não quer cumprir para comigo o dever de cunhado.
8 Então os anciãos da sua cidade o chamarão, e com ele falarão; e, se ele persistir, e disser: Não quero tomá-la;
9 Então sua cunhada se chegará a ele na presença dos anciãos, e lhe descalçará o sapato do pé, e lhe cuspirá no rosto, e protestará, e dirá: Assim se fará ao homem que não edificar a casa de seu irmão;
10 E o seu nome se chamará em Israel: A casa do descalçado.


Deuteronômio 25:1-10
O castigo físico era a punição por certas ofensas e tinha de ser infligido, mas dentro de alguns limites. Hebreus 12:9 afirma que essa é uma prerrogativa da disciplina paterna que ajuda a impor respeito (Provérbios 23:13-14). Deus usa a disciplina com vara como exemplo da disciplina que Ele exerce sobre Seus filhos, lembrando-nos de que “o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6). No entanto, em Sua sabedoria e conhecimento da cruel natureza do coração humano, Ele colocou um limite: o culpado não receberia mais que quarenta açoites. Para se assegurar de não transgredir essa regra, os judeus tinham por hábito dar quarenta açoites menos um. Em seu ódio contra o Evangelho, Paulo nos ensina que em cinco ocasiões os líderes dos judeus o fizeram passar por essa punição iníqua (2 Coríntios 11:24).

O versículo 4 também nos recorda das obras do apóstolo (1 Coríntios 9:9). Por fim, o ensino concernente às responsabilidades dos cunhados foi usado pelos saduceus como uma armadilha para o Senhor Jesus em relação ao tema da ressurreição. Ele lhes respondeu: “Errais, não conhecendo as Escrituras…” (Mateus 22:29). E, quanto a nós, o modo de evitar que nos desviemos é conhecer muito bem a Palavra de Deus e nela confiar.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário