domingo, 7 de junho de 2009

1 Samuel 16:1-13

1 Samuel 16:1-13

1 ENTÃO disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
2 Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor.
3 E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
4 Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
5 E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
8 Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor.
9 Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor.
10 Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.
11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
12 Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.


1 Samuel 16:1-13

O rei, por causa de sua carnalidade, foi rejeitado por Deus, embora o reinado dele ainda se estendesse por alguns anos mais. E outro rei é escolhido, sobre o qual Samuel falou: “Já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração” (13:14). Esse é Davi, cujo nome significa “amado” – um símbolo de Cristo, que é o Homem perfeito segundo o coração de Deus. Samuel não o reconheceu, pois, apesar da experiência com Saul, o profeta ainda olhava a aparência. Somos muito propensos a julgar de acordo como que vemos e a ficar impressionados pelas qualidades (ou falhas) exteriores. Gálatas 2:6 reafirma: “Deus não aceita a aparência do homem”. Ele olha para o coração! Somos capazes de enganar aos outros e até a nós mesmos com nossa aparência piedosa, porém jamais seremos capazes de enganar a Deus.

Samuel visita a família de Jessé. E foi o jovem pastor a quem esqueceram de convidar para a festa que foi ungido rei “no meio de seus irmãos” pelo Senhor. Essa unção com óleo (um símbolo do Espírito Santo) nos lembra como o amado Filho de Deus foi descrito no Jordão por João Batista: “Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo” (João 1:33; v. 12).



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário