segunda-feira, 26 de abril de 2010

Judas 13-25

Judas 13-25
13 ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.
14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades,
15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.
16 Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.
17 Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo,
18 os quais vos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões.
19 São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito.
20 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,
21 guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
22 E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida;
23 salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.
24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,
25 ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!


Judas 13-25

É necessário chegar ao penúltimo livro da Bíblia para aprender o que Deus tinha revelado na ocasião do dilúvio. A profecia de Enoque descrevia como o Senhor retorna com os seus santos para executar o juízo sobre os ímpios. Todos os pecadores darão contas de todas as suas obras e de todas as suas palavras de provocação, também não serão esquecidas as suas murmurações. Porque os tais são murmuradores e descontentes (v. 16; 1 Coríntios 10:10). Isto só vem provar que a impiedade e a satisfação de nossas ímpias paixões não nos fazem felizes! Vigiemos nós também para não ser ingratos nem insatisfeitos com o que o Senhor nos tem dado. "Vós, porém, amados...". Mesmo em meio das situações mais malignas sempre existe uma linha de conduta para o fiel seguir: a mútua edificação, a oração, o esperar no Senhor e o cuidado com os irmãos. O Espírito Santo, Deus, o Pai, e o nosso Senhor Jesus Cristo são mencionados juntos para nos assegurar que, do lado divino, temos tudo de que precisamos (vv. 20,21). Se tropeçarmos (v. 24), será por nossa própria culpa. Embora sejamos "guardados em Jesus Cristo" (v. 1; João 6:39), devemos nos guardar no usufruto do doce amor de Deus (v. 21). Sim, que possamos experimentar desde já essa "exultação" e render adoração e louvor a Deus, nosso Salvador.

Que DEUS abençoe a rodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário