Gênesis 47:13-26
13 E não havia pão em toda a terra, porque a fome era muito grave; de modo que a terra do Egito e a terra de Canaã desfaleciam por causa da fome.
14 Então José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito, e na terra de Canaã, pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó.
15 Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos em tua presença? porquanto o dinheiro nos falta.
16 E José disse: Dai o vosso gado, e eu vo-lo darei por vosso gado, se falta o dinheiro.
17 Então trouxeram o seu gado a José; e José deu-lhes pão em troca de cavalos, e das ovelhas, e das vacas e dos jumentos; e os sustentou de pão aquele ano por todo o seu gado.
18 E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o nosso corpo e a nossa terra;
19 Por que morreremos diante dos teus olhos, tanto nós como a nossa terra? Compra-nos a nós e a nossa terra por pão, e nós e a nossa terra seremos servos de Faraó; e dá-nos semente, para que vivamos, e não morramos, e a terra não se desole.
20 Assim José comprou toda a terra do Egito para Faraó, porque os egípcios venderam cada um o seu campo, porquanto a fome prevaleceu sobre eles; e a terra ficou sendo de Faraó.
21 E, quanto ao povo, fê-lo passar às cidades, desde uma extremidade da terra do Egito até a outra extremidade.
22 Somente a terra dos sacerdotes não a comprou, porquanto os sacerdotes tinham porção de Faraó, e eles comiam a sua porção que Faraó lhes tinha dado; por isso não venderam a sua terra.
23 Então disse José ao povo: Eis que hoje tenho comprado a vós e a vossa terra para Faraó; eis aí tendes semente para vós, para que semeeis a terra.
24 Há de ser, porém, que das colheitas dareis o quinto a Faraó, e as quatro partes serão vossas, para semente do campo, e para o vosso mantimento, e dos que estão nas vossas casas, e para que comam vossos filhos.
25 E disseram: A vida nos tens dado; achemos graça aos olhos de meu senhor, e seremos servos de Faraó.
26 José, pois, estabeleceu isto por estatuto, até ao dia de hoje, sobre a terra do Egito, que Faraó tirasse o quinto; só a terra dos sacerdotes não ficou sendo de Faraó.
Gênesis 47:13-26
O cumprimento do sonho do Faraó era inseparável da pessoa de José. A grande fartura seguida pela fome o tornou reconhecido como o sustentador da vida, o salvador do mundo.
Cristo é o centro da profecia. Ele em breve terá o governo universal. Todas as famílias da terra se curvarão diante dEle (Salmo 22:27). Mas os crentes não esperam por este tempo para pertencer a Ele e para adorá-Lo. O Senhor Jesus está operando na vida deles. Ele começa por satisfazer as necessidades de nossa alma. Então, como José com os egípcios, Ele trabalha de tal maneira que, pouco a pouco, tudo se rende a Deus. O segredo de um completo livramento é Lhe entregar Seus direitos sobre os nossos dias, nossos bens, nosso corpo e nosso coração. O Senhor não se contenta com tal e tal sacrifício de nossa parte. Ele nos reivindica a todos em razão dos direitos conquistados sobre nós. Ele nos comprou para Deus por um bom preço (1 Coríntios 6:19-20). Já não pertencemos mais a nós mesmos, mas nos tornamos felizes servos de Deus e do Senhor Jesus Cristo (compare Tiago 1:1), com todas as conseqüências que isto acarreta; de agora em diante, dependemos dEle completamente, não apenas para provisão de todas as nossas necessidades, mas também para que nossa vida seja frutífera para Sua glória.
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário