segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gênesis 47:1-12

Gênesis 47:1-12

1 ENTÃO veio José e anunciou a Faraó, e disse: Meu pai e os meus irmãos e as suas ovelhas, e as suas vacas, com tudo o que têm, são vindos da terra de Canaã, e eis que estão na terra de Gósen.
2 E tomou uma parte de seus irmãos, a saber, cinco homens, e os pôs diante de Faraó.
3 Então disse Faraó a seus irmãos: Qual é o vosso negócio? E eles disseram a Faraó: Teus servos são pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais.
4 Disseram mais a Faraó: Viemos para peregrinar nesta terra; porque não há pasto para as ovelhas de teus servos, porquanto a fome é grave na terra de Canaã; agora, pois, rogamos-te que teus servos habitem na terra de Gósen.
5 Então falou Faraó a José, dizendo: Teu pai e teus irmãos vieram a ti;
6 A terra do Egito está diante de ti; no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos; habitem na terra de Gósen, e se sabes que entre eles há homens valentes, os porás por maiorais do gado, sobre o que eu tenho.
7 E trouxe José a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou a Faraó.
8 E Faraó disse a Jacó: Quantos são os dias dos anos da tua vida?
9 E Jacó disse a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos, poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias das suas peregrinações.
10 E Jacó abençoou a Faraó, e saiu da sua presença.
11 E José fez habitar a seu pai e seus irmãos e deu-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara.
12 E José sustentou de pão a seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, segundo as suas famílias.


Gênesis 47:1-12
O grande José poderia ter ficado envergonhado daquela família formada de simples pastores que tinham vindo mendigar trigo por causa da fome, aqueles estrangeiros suspeitos de ser espias e ladrões. Se alguém imagina isto, não o conhece. Diante de todos, José os reconhece como irmãos. Para o Faraó, é suficiente que eles sejam irmãos de José e que a glória do salvador do Egito reflita sobre eles. Nisto também vemos que Jesus é assim. Ele não se envergonha de nos chamar Seus irmãos (Hebreus 2:11). E é por causa dEle que Deus acolhe em graça a nós, que somos feitos "agradáveis a si no Amado" (Efésios 1:6 – ERC). José apresenta seu pai Jacó ao Faraó. Que cena tocante e cheia de beleza! Um pobre idoso, encurvado sobre seu bordão, abençoa o poderoso monarca. Segundo os padrões de Deus, o homem de Deus é o mais excelente dos dois (Hebreus 7:7).

Quanto mais alta a posição em que está o homem, mais indiferente ele geralmente é; mas a glória de José não diminui, de maneira nenhuma, seu atencioso cuidado pelos seus irmãos e suas famílias. Os suprimentos que ele distribui são medidos "segundo as suas famílias" (v. 12 – ERC). Esta é uma figura maravilhosa de nosso relacionamento com Cristo e de tudo o que flui dele. Aqui na terra a melhor parte é a nossa (v. 11). A nossa fé pode faltar, mas nunca a Sua fiel graça.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário