segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gênesis 47:27-31; 48:1-7

Gênesis 47:27-31

27 Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen, e nela tomaram possessão, e frutificaram, e multiplicaram-se muito.
28 E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos, de sorte que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos.
29 Chegando-se, pois, o tempo da morte de Israel, chamou a José, seu filho, e disse-lhe: Se agora tenho achado graça em teus olhos, rogo-te que ponhas a tua mão debaixo da minha coxa, e usa comigo de beneficência e verdade; rogo-te que não me enterres no Egito,
30 Mas que eu jaza com os meus pais; por isso me levarás do Egito e me enterrarás na sepultura deles. E ele disse: Farei conforme a tua palavra.
31 E disse ele: Jura-me. E ele jurou-lhe; e Israel inclinou-se sobre a cabeceira da cama.

Gênesis 48:1-7

1 E ACONTECEU, depois destas coisas, que alguém disse a José: Eis que teu pai está enfermo. Então tomou consigo os seus dois filhos, Manassés e Efraim.
2 E alguém participou a Jacó, e disse: Eis que José teu filho vem a ti. E esforçou-se Israel, e assentou-se sobre a cama.
3 E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.
4 E me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua.
5 Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão;
6 Mas a tua geração, que gerarás depois deles, será tua; segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança.
7 Vindo, pois, eu de Padã, morreu-me Raquel no caminho, na terra de Canaã, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata; e eu a sepultei ali, no caminho de Efrata, que é Belem.


Gênesis 47:27-31; 48:1-7
A longa vida de Jacó já está chegando ao fim. Ele reconhece diante do Faraó que seus dias foram poucos e maus (47:9). Ele passou por dolorosas experiências e, por sua própria culpa, perdeu muitos anos. A sua carreira não alcançou o nível da vida de Abraão e de Isaque. Por que então, já que não sabemos nada sobre as últimas ações destes dois patriarcas, o final da vida de Jacó é registrada em tantos detalhes? Precisamente porque este fim vitorioso salienta e glorifica a graça de Deus para com este homem. É a coroação de Sua paciente obra de disciplina e nós devemos admirar os seus frutos. Jacó reconsidera sua vida e lembra de seus diferentes períodos — Luz, isto é, Betel, onde Deus se fez conhecido a ele; Efrata e a morte de Raquel. Pense nos caminhos de nossa vida já percorridos. Toda a nossa perscrutação do passado salientará a misericórdia dAquele que, com o mesmo amor, nos guiou, sustentou, reprovou e confortou. Agora Jacó se inclina sobre a cabeceira da cama (47:31) onde, segundo Hebreus 11:21, ele adora, "encostado à ponta do seu bordão". Que não esperemos até o último dia da nossa vida para correspondemos ao amor do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário