sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

2 Coríntios 11:1-15

2 Coríntios 11.1-15

1 Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois.
2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.
3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
4 Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.
5 Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos.
6 E, embora seja falto no falar, não o sou no conhecimento; mas, em tudo e por todos os modos, vos temos feito conhecer isto.
7 Cometi eu, porventura, algum pecado pelo fato de viver humildemente, para que fôsseis vós exaltados, visto que gratuitamente vos anunciei o evangelho de Deus?
8 Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir,
9 e, estando entre vós, ao passar privações, não me fiz pesado a ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram o que me faltava; e, em tudo, me guardei e me guardarei de vos ser pesado.
10 A verdade de Cristo está em mim; por isso, não me será tirada esta glória nas regiões da Acaia.
11 Por que razão? É porque não vos amo? Deus o sabe.
12 Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam.
13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.

2 Coríntios 11:1-15
Falsos apóstolos queriam tomar o lugar de Paulo no coração dos coríntios. Por essa razão, ele se vê obrigado a falar de si mesmo, e é o que chama de sua "loucura". Mas não fez isso para exigir a afeição dos crentes em proveito próprio (ver 12:15). Ele era zeloso por Cristo e veementemente reivindica o amor deles para o único Esposo da Igreja.

Os coríntios corriam o risco de dar ouvidos a um "evangelho diferente" (v. 4). Eles eram menos espirituais que os efésios, que provaram "os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são" (Apocalipse 2:2) e os acharam mentirosos. Muitos cristãos correm o mesmo risco que os coríntios, porque, no fundo, consideram o verdadeiro cristianismo demasiado exigente. Contrariamente, um evangelho que exalta o homem e que conceda lugar à carne será muito bem aceito.

Por trás desses obreiros enganadores, o apóstolo desmascara Satanás, o senhor deles. Outrora um resplandecente querubim (Ezequiel 28:12-14), Satanás ainda sabe como transformar sua aparência a fim de enganar os homens com sua astúcia, tal como fez com Eva (vv. 3 e 14). E ele é muito mais perigoso quando se apresenta como sutil serpente do que quando nos ataca de frente como um leão que ruge (1 Pedro 5:8). Acabaremos com suas armadilhas apegando-nos firmemente à Palavra de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário