1 Crônicas 29:1-9
1 DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o Senhor Deus.
2 Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância.
3 E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
4 Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas.
5 Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?
6 Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram.
7 E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.
8 E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do Senhor, a cargo de Jeiel o gersonita.
9 E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.
1 Crônicas 29:1-9
Davi devotou toda a sua força (v. 2) na preparação de um palácio para o Senhor. Façamos uma auto-análise: o palácio do nosso coração realmente “não é para homens” (em geral, nós próprios) e, sim, para ao Senhor Jesus (v. 1)?
O amor do rei pela casa divina o conduziu a entregar grandes riquezas de seu próprio tesouro (v. 3). Quão maior é o amor de Jesus! O Evangelho fala de um comerciante que vendeu tudo o que possuía para comprar uma pérola de grande valor (Mateus 13:45-46). A interpretação dessa parábola é dada em Efésios 5:25: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Veja também 2 Coríntios 8:9. Isso é algo que apenas o Senhor Jesus poderia realizar. Porém, quanto ao serviço de amor em prol dos demais, Ele nos deixa a mesma mensagem que passou aos discípulos: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15).
O exemplo de Davi produziu frutos. Todos os homens que o ouviram por sua vez ofereceram generosamente ouro, prata, e pedras preciosas para a construção da Casa de Deus (1 Coríntios 3:12). Tal abundância de generosidade deve ter tocado o coração de Davi… e toca profundamente mais o coração do Senhor Jesus, pois ao dar com alegria não somente nossos bens, mas tudo o que temos e somos, nós nos assemelhamos de fato ao nosso Senhor e Salvador!
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário