sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

1 Crônicas 29:10-20

1 Crônicas 29:10-20

10 Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.
11 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
13 Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
15 Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança.
16 Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.
17 E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.
18 Senhor Deus de Abraão, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.
19 E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.
20 Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram- se, e prostraram-se perante o Senhor, e o rei.


1 Crônicas 29:10-20
Depois de ter falado ao povo, Davi se dirige ao Senhor. Será que ele se orgulharia de tudo o que ele e o povo deram? Pelo contrário! Ele dá glória a Deus que tudo possui, e se ajoelha diante dEle. Esses dois sentimentos sempre andam juntos. “Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos” (v. 14). O Senhor nos concede boas coisas a fim de que tenhamos a alegria de dar algo a Ele. Ele mesmo não tem necessidade de nada (Salmo 50:10-12). Mas o que é trazido a Ele voluntariamente, com alegria, tem valor especial para o Seu coração. Dar sob constrangimento ou por legalismo não requer amor nem fé. Era assim que os fariseus pagavam os dízimos (Mateus 23:23). Por outro lado, os macedônios, de quem Paulo fala, agiram espontaneamente e superabundaram “em grande riqueza da sua generosidade” (2 Coríntios 8:1-3).

As palavras de louvor pronunciadas por Davi não são realmente magníficas (vv. 11-13)? Experimente lê-las em voz alta, pensando no Único digno delas. “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome”. Aleluia!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário