2 Samuel 6:1-11
1 E TORNOU Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
2 E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
3 E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
4 E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.
5 E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o Senhor, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
6 E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
7 Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
8 E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
9 E temeu Davi ao Senhor naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?
10 E não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
11 E ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa.
2 Samuel 6:1-11
O primeiro pensamento de Davi ao tomar posse do reino estava dirigido à Arca do Senhor. Davi mobiliza trinta mil homens, a elite de Israel, dessa vez não para a batalha, mas para escoltar a arca até Jerusalém. Jamais renderemos honra suficiente ao Senhor Jesus. Mas temos de render nossa adoração com discernimento e obediência. De acordo com a ordem divina, a arca deveria ser carregada nos ombros (Números 7:9), mas Davi e o povo falharam em prestar atenção a isso. Na opinião deles, um carro novo, como o utilizado pelos ignorantes filisteus, seria muito melhor para tal propósito. Não seria muito mais prático do que carregar a arca a pé? E assim Uzá cai morto, fulminado. Consternação geral! Nós não o consideraríamos culpado. Mas ele era! Deus certamente nos fará entender o quão terrível é substituir Seus ensinamentos por nossas boas intenções e planos.
A cerimônia que Davi havia preparado foi arruinada! Davi, ao mesmo tempo triste e amedrontado, desviou a rota da arca e colocou-a na casa de Obede-Edom, perdendo assim a bênção que Deus atribuiu ao geteu.
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário