sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lucas 1.39-56

Lucas 1.39-5639

Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,40 entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.41 Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.42 E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!43 E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?44 Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim.45 Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.46 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,47 e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,48 porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,49 porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.50 A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.51 Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.52 Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.53 Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.54 Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia55 a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.56 Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.

Lucas 1:39-56

Desejosa de compartilhar a maravilhosa mensagem com Isabel, aquela acerca de quem o anjo lhe acaba de falar, Maria vai a casa desta sua parente. Que conversação deve ter havido entre estas duas mulheres! É uma ilustração de Malaquias 3:16: "Então os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros..." O que as ocupa é a glória de Deus, o cumprimento de Suas promessas, as bênçãos oferecidas à fé. Temos tais temas de conversação quando nos encontramos com outros filhos de Deus?
"Bem-aventurada a que creu..." exclama Isabel, e Maria responde: "O meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador..." (v. 47). Isso é o suficiente para demonstrar que Maria não foi salva de outra maneira que pela fé. Sendo uma pecadora, tinha necessidade, como todos os homens, do Salvador que ia nascer dela. Ela acrescenta: "Porque contemplou na humildade da sua serva" (v. 48). Apesar da excepcional honra que Deus lhe concede, Maria permanece diante d'Ele na posição que compete a ela: a de humildade. O que ela pensaria, então, da idolatria da qual se tornou objeto, na cristandade de hoje em dia?
Observemos a semelhança que há do lindo canto de Maria com o de Ana em 1 Samuel 2:1-10. Ambas falam de como Deus "exaltou os humildes... e despediu vazios os ricos". Deus despede vazios somente os que estão cheios de si mesmos.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário