sexta-feira, 17 de abril de 2009

Juízes 8:18-35


Juízes 8:18-35

18 Depois perguntou a Zeba e a Salmuna: Que homens eram os que matastes em Tabor? E disseram: Como és tu, assim eram eles; cada um parecia filho de rei.
19 Então disse ele: Meus irmãos eram, filhos de minha mãe; vive o Senhor, que, se os tivésseis deixado com vida, eu não vos mataria.
20 E disse a Jeter, seu primogênito: Levanta-te, mata-os. Porém o moço não puxou da sua espada, porque temia; porquanto ainda era jovem.
21 Então disseram Zeba e Salmuna: Levanta-te, e acomete-nos; porque, qual o homem, tal a sua valentia. Levantou-se, pois, Gideão, e matou a Zeba e a Salmuna, e tomou os ornamentos que estavam nos pescoços dos seus camelos.
22 Então os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu, como teu filho e o filho de teu filho; porquanto nos livraste da mão dos midianitas.
23 Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o Senhor sobre vós dominará.
24 E disse-lhes mais Gideão: Uma petição vos farei: Dá-me, cada um de vós, os pendentes do seu despojo (porque tinham pendentes de ouro, porquanto eram ismaelitas).
25 E disseram eles: De boa vontade os daremos. E estenderam uma capa, e cada um deles deitou ali um pendente do seu despojo.
26 E foi o peso dos pendentes de ouro, que pediu, mil e setecentos siclos de ouro, afora os ornamentos, e as cadeias, e as vestes de púrpura que traziam os reis dos midianitas, e afora as coleiras que os camelos traziam ao pescoço.
27 E fez Gideão dele um éfode, e colocou-o na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel prostituiu-se ali após ele; e foi por tropeço a Gideão e à sua casa.
28 Assim foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel, e nunca mais levantaram a sua cabeça; e sossegou a terra quarenta anos nos dias de Gideão.
29 E foi Jerubaal, filho de Joás, e habitou em sua casa.
30 E teve Gideão setenta filhos, que procederam dele, porque tinha muitas mulheres.
31 E sua concubina, que estava em Siquém, lhe deu à luz também um filho; e pôs-lhe por nome Abimeleque.
32 E faleceu Gideão, filho de Joás, numa boa velhice; e foi sepultado no sepulcro de seu pai Joás, em Ofra dos abiezritas.
33 E sucedeu que, como Gideão faleceu, os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins; e puseram a Baal-Berite por deus.
34 E assim os filhos de Israel não se lembraram do Senhor seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor.
35 Nem usaram de beneficência com a casa de Jerubaal, a saber, de Gideão, conforme a todo o bem que ele havia feito a Israel.

Juízes 8:18-35

Após a vitória, uma série de sutis perigos ainda ameaçava o servo de Deus. Conforme vimos ontem, foi a ira de Efraim que Gideão dissipou com uma palavra branda. Agora é a bajulação do mundo. Porém, os elogios de Zeba e Salmuna a respeito da sua aparência – parecido com um “filho de rei” – não o impediram de matá-los. Outra armadilha foi colocada diante dele, desta vez pelos israelitas: “Domina sobre nós, tanto tu como teu filho… porque nos livraste do poder dos midianitas”. Ele lhes dá uma bela resposta: “O SENHOR vos dominará” (vv. 22-23). O servo do Senhor precisa tomar cuidado para não ocupar na mente das pessoas o lugar que pertence exclusivamente ao Senhor; e, por outro lado, os crentes devem guardar-se da adulação de outros servos de Deus (Mateus 23:8, 10).
Após as vitórias de Gideão, havia por fim uma última armadilha (v. 27), na qual ele caiu. Como memorial de sua vitória, ele colocou em sua cidade um éfode, ou seja, uma estola sacerdotal (um objeto dourado símbolo do sacerdócio). Todo Israel veio para adorar ali, esquecendo que o único centro do sacerdócio era Siló, onde estava a arca do Senhor (Josué 18;1). Então Gideão morreu… e o povo voltou aos ídolos!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário