sexta-feira, 26 de junho de 2009

João 3.1-21

João 3.1-21

1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
9 Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:
10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
12 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.
14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.


João 3:1-21

Temeroso, contudo impulsionado pelas necessidades de sua alma, Nicodemos vai ao encontro dAquele que é a vida e a luz (1:4, 5). Esse principal dos judeus, esse eminente mestre em Israel, aprende do divino Mestre uma verdade tão estranha como humilhante para ele. Nem as suas qualificações, nem os seus conhecimentos, nem alguma de suas aptidões humanas lhe dão qualquer direito ao reino de Deus. Porque da mesma maneira que entramos no Mundo dos homens pelo nascimento natural, é necessário um outro nascimento para entrar nesse reino espiritual.

A resposta do Senhor apresenta dois requisitos, dois imperativos - "importa". Um aplica-se ao homem: "Importa-vos nascer de novo". O outro, a terrível contraparte disso, diz respeito ao nosso maravilhoso Salvador: "Assim importa que o Filho do homem seja levantado". Jesus Cristo sendo levantado na cruz, visto por mim com os olhos da fé, salva-me da perdição eterna (v. 14-15; compare com Números 21:8-9). Ao contemplá-LO, aprendo a conhecer o amor de Deus pelo Mundo (como para mim pessoalmente) e a suprema prova que Ele nos tem dado de Seu amor. O Mundo não será julgado sem antes ter sido amado. A totalidade do Evangelho está contida nesse maravilhoso versículo 16 - o meio de salvação para inumeráveis pecadores, um versículo que nunca deve cessar de nos maravilhar.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário